Dois meses depois de ter sido calado abruptamente, Nicolau Sernadela vai voltar a acordar o nordeste transmontano já a partir de amanhã, 1 de agosto, às 6 da manhã.

A Família do Tio João, assim é o nome do programa, passa agora para a antena da Rádio Brigantia, que se tornou desde maio a única estação local da cidade de Bragança.

“Depois de me terem calado 2 meses, amanhã vou abrir a boca e o coração. Transformar-me de Nicolau em Tio João”, pode ler-se na página pessoal de Nicolau Sernadela no Facebook. São já muitas as mensagens de felicitações dos ouvintes que, no passado mês de maio, ficaram sem o programa da manhã mais antigo de Trás-os-Montes: A Família do Tio João estava já há 24 anos  na Rádio Bragançana (RBA). Contudo, um acordo com a Media Capital Rádios para a transmissão da M80 no nordeste transmontano veio pôr um fim inesperado à relação do “Tio João” com a RBA.

O isolamento a que muitos idosos estão sujeitos, numa das regiões mais empobrecidas do país, contribuiu sobremaneira para o sucesso do programa que, de certa forma, unia os ouvintes. Essa união tornou-se evidente numa reportagem da SIC, disponível em baixo. “Os idosos desabafavam comigo, compartilhavam. Aquilo que tenho feito ao longo destes anos também foi tentar derrotar a solidão deles”, afirmou Sernadela à Agência Lusa pouco depois do fim do programa na RBA, há dois meses. A família volta, assim, a estar unida de segunda a sexta feira em 97.3 e 97.7 MHz.

http://www.youtube.com/watch?v=XZPqcVIF-Bo