images

Jane Austen será o novo rosto da nota de 10 libras

O Banco de Inglaterra irá substituir a imagem de Charles Darwin pela da escritora britânica, Jane Austen. A autora de Orgulho e Preconceito passará, assim, a ser, a partir de 2017,  o novo rosto da nota de 10 libras. 

Jane Austen tornar-se-á a terceira mulher a ser representada nas notas britânicas, juntando-se à rainha Isabel II e à reformista do século XIX Elisabeth Fry, atual rosto da nota de cinco libras.

Jane Austen é alguém que certamente merece um lugar no restrito grupo de individualidades históricas representadas nas nossas notas. Os seus romances têm um apelo duradouro e universal e fizeram dela uma das maiores escritoras da literatura inglesa“, referiu Mark Carney, governador do Banco de Inglaterra, em conferência de imprensa e citado pelo Boas Notícias.

A nova nota de 10 libras vai ser composta por uma foto de Jane Austen; uma citação da obra Orgulho e Preconceito; um desenho da escrivaninha na qual a autora escrevia os seus romances, ilustração de Elizabeth Bennet e uma imagem de Godmersham Park (que serviu de inspiração para muitos livros). “I declare after all there is no enjoyment like reading!” – Afinal, não há satisfação maior do que ler (em tradução livre) – fala de Miss Bingley e a escolhida para figurar na nota.

NEW £10 NOTE POLANNED
Conceito para a nova nota de 10 libras, na qual Jane Austen será representada

O Banco de Inglaterra anunciou, em abril deste ano, que a partir de 2016, a figura de Elisabeth Fry iria ser substituída pela a imagem de Winston Churchill nas notas de 5 cinco libras.

A decisão causou polémica entre as feministas britânicas que exigiam outra mulher nas notas inglesas para além da rainha Isabel II. Um petição online e 35 mil assinaturas fizeram com que Jane Austen, autora de Sensibilidade e Bom Senso, fosse representada nas notas de 10 libras.

Mais Artigos
Ljubomir Stanisic
Ljubomir Stanisic criticado por não respeitar distanciamento social