O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
Portugal_10144

Portugal visto segundo a perspetiva de três fotógrafos brasileiros

Várias regiões do Norte, Centro e o Sul de Portugal foram fotografadas por três fotógrafos brasileiros no âmbito do projeto Vista D’Olhos – Portugal Hoje.

Marizilda Crupe elegeu o Norte para registar, com a sua objetiva, marcos da cultura portuguesa como a Livraria Lello, espaços da Fundação Serralves, a Casa da Música, a Casa de Mateus (Vila Real) e o Douro vinhateiro. As regiões do Porto, do Gerês, de Guimarães, de Braga, entre outras cidades, fazem parte de um aglomerado de 21 fotos que mostra o que de melhor tem o Norte.

Maurício Lima ficou encarregue da zona do centro de Portugal. A Serra da Estrela, as praias da Ericeira e da Nazaré, também Cascais, os espaços verdes de Sintra e a histórica Universidade de Coimbra ficaram registadas no álbum deste fotógrafo.

Já o sul ficou entregue a Christian Cravo, que fotografou as planícies do Alentejo e o Algarve. Aqui destacam-se o Mosteiro Flor da Rosa (Crato), as regiões de Évora, Vila Viçosa, Monsaraz, Albufeira, Sagres, entre outras.

A exposição, que reúne as 61 fotografias dos três fotógrafos brasileiros estará em exposição no presente mês de  julho e no mês de agosto nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro. Para além da exposição, as fotografias poderão ser vistas na internet e serão editadas em livro.

Segundo Luís Matoso, do Turismo de Portugal (TP) esta iniciativa “dá a conhecer distintos aspetos de Portugal que o olhar dos fotógrafos do outro lado do atlântico encheu de peculiar significado”.