Uma cópia original da lista de Schindler, contendo o nome de judeus salvos por Oskar Schindler,durante a Segunda Guerra Mundial, irá a leilão no site eBay, na sexta-feira, por 2,28 milhões de euros.
A lista, conhecida através do filme A Lista de Schindler, de Steven Spielberg, é uma das cinco ainda existentes, tendo havido sete originais. Segundo o Público, o eBay refere que não se trata de uma cópia mas da lista verdadeira, sendo este um documento “absolutamente raro”.
A lista contém 14 páginas, incluindo o nome de 801 judeus que foram salvos dos campos de concentração durante a II Guerra Mundial e foi escrita por Itzhak Stern, braço direito de Schindler. A mesma foi vendida pelo sobrinho de Stern há três anos, comprada como “um investimento“.
Gary Zimet e Eric Gazin, os vendedores da lista, afirmaram que decidiram vender a lista no eBay “porque tem quase 100 milhões de membros pelo mundo e é uma história global“, segundo o New York Post.
As restantes listas ainda existentes encontram-se no Museu do Holocausto, nos EUA, nos Arquivos Federais Alemães e no Museu Yad Vashem, em Israel.