Depois do Adeus dá o adeus final no próximo dia 28 de julho. Este domingo não há emissão, uma vez que a RTP emite a Taça de Honra da Associação de Futebol de Lisboa em horário nobre. A série, que sucedeu Conta-me Como Foi nas séries portuguesas históricas da RTP, chega agora ao fim com o vigésimo sexto episódio, que dará o desfecho da família Mendonça.

Depois do Adeus, protagonizado por Ana Nave (Maria do Carmo), Catarina Wallenstein (Ana), José Carlos Garcia (Álvaro) e João Arrais (João), retrata a época pós-25 de abril. No verão de 1975, a família Mendonça e seus amigos são obrigados a abandonar África. O regresso a Portugal – onde o clima é de instabilidade, política e social, – é conturbado e marcado pela perda de todos os bens materiais e imateriais desta família.

Inspiradas na série que criaram, as argumentistas Catarina Dias e Inês Gomes escreveram um livro onde contam, com mais pormenor, toda a mudança dos retornados, bem como a situação política e a controvérsia social dessa época, e que marcaram a transição dramática desses portugueses nesse momento histórico. O livro Depois do Adeus já se encontra à venda nos locais habituais.