1280001

Livraria Sá da Costa fecha no ano em que comemora 100º aniversário

A histórica livraria Sá da Costa, na Rua Garrett, vai fechar já esta segunda-feira. A livraria foi declarada insolvente pelo Tribunal de Comércio de Lisboa. O encerramento acontece no ano em que comemorava o seu centenário. 

“Faremos parte da Lisboa desaparecida”, lia-se no comunicado que a própria livraria disponibilizou no Facebook e que é citado pela agência Lusa. Segundo a mesma agência, a assembleia de credores que se realizou na semana passada não conseguiu fazer aprovar o plano de viabilização de empresa. Como consequência foi decretada a liquidação total da loja.

Em 2010 a Livraria Sá da Costa estava à venda do Portal das Finanças e a base de licitação era de 175 mil euros. Apesar de não ter resultado, no ano seguinte o tribunal pô-la como venda judicial, desta vez com um valor de, pelo menos, 415,498 euros. Estas foram as duas propostas que se realizaram para tentar salvar esta livraria história, mas tal não foi possível.

Segundo o Fórum Cidadania Lisboa o encerramento desta livraria histórica mostra “a total inoperância da política de urbanismo comercial por parte da CML [Câmara Municipal de Lisboa], ao não prevenir as situações nem tão pouco demonstrar interesse em as remediar”, cita o Público.

Esta noite, dia 21, pelas 21h está marcado o lançamento do “Manifesto contra o desastroso encerramento das livrarias da Cidade de Lisboa no centenário da Livraria Sá da Costa”.

Mais Artigos
TVI Reality
Insólito. TVI Reality põe no ar ensaios da gala do ‘Big Brother’