1016914_572140062824567_1523508644_n

Há novidades no Amplifest’13

Depois de termos anunciado, quase em primeira mão, a vinda de Russian Circles e Chelsea Wolfe ao Amplifest’13, eis que a organização do festival portuense, levada a cabo pela Amplificasom, nos traz mais novidades. 

A primeira, já anunciada há alguns dias atrás, é a confirmação dos Uncle Acid & the Deadbeats. Os britânicos, que recentemente foram a banda escolhida para acompanhar os lendários Black Sabbath na sua tour europeia, trazem consigo o seu mais recente longa-duração, intitulado Mind Control, e prometem com ele cilindrar toda a gente com o seu rock psicadélico imponente e feroz.

Mais novidades? A adição de Year Of No Light e Aluk Todolo ao cartaz. Os primeiros mergulham as suas composições assumidamente na onda do post-rock em mares sombrios e pesados e descarregam-nos, assim, uma sonoridade estonteante e impiedosa, muito apoiada em riffs viscerais e desconcertantes. Os segundos chegam-nos de França e trazem na sua bagagem o mais recente Occult Rock, que mescla krautrock numa atmosfera bem íntima do black metal.

E por falar em black metal, a confirmação mais sonante até à data: os Deafheaven. Os Deafheaven são, neste momento, o nome mais incontornável do black metal norte-americano e o seu mais recente registo de estúdio, o avassalador Sunbather, só veio confirmar isso mesmo. O problema, que não é problema nenhum, é que o black metal destes senhores quase não o é. Existem viagens por diversas influências, viagens que teimam acabar. Viagens que parecem infindáveis, mas que na verdade nunca nos chegam a cansar. Desde o post-rock à la Explosions In The Sky (pouco visível), às influências screamo, que sobressaem mais, existe toda uma panóplia textural que os faz demasiados grandes. Quase tanto como este Amplifest se adivinha.

Entretanto, nos tempos que antecederam a publicação desta notícia (mais concretamente, durante o dia de hoje), foram adicionados ao cartaz mais três nomes a ter em conta: Zatokrev, banda que chega da Suiça e que se agarra aos dogmas mais paradigmáticos do sludge e da doom, From The Bogs Of Aighiska, nome bastante desconhecido, mas que associa muito à criação de ambiências dark, e, por fim, também é novidade a adição dos Galvano ao cartaz do Amplifest’13.

E, para terminar, porque não mais uma novidade? Certo: os bilhetes para o festival mais barulhento do norte já podem ser adquiridos por 45€. Está tudo no sítio oficial da Amplificasom. Brevemente, mais novidades virão.

Mais Artigos
telescola
Telescola reinventa-se na RTP após a Páscoa