d'bandada

Baixa Portuense volta a ser invadida pela D’Bandada

Foi hoje apresentada terceira edição da Optimus D’Bandada no clube Fenianos Portuense, que será a sede deste evento.

A D’Bandada deste ano será no segundo fim de semana de setembro (sábado, 14), como já tem sido habitual. Seguindo a sua linha tradicional, os espetáculos gratuitos realizam-se nos locais mais emblemáticos  e surpreendentes do Porto, de forma  a que a cidade seja redescoberta pelos seus habitantes e apresentada aos forasteiros.

Este ano o evento espalha-se por toda a cidade apelando à participação total das pessoas, bares, lojas, restaurantes, habitações e rua para uma programação própria. O objetivo é tornar a D’Bandada num “São João da música”, isto é, que se perca um pouco o controlo, de forma a que quase não seja preciso uma entidade que organize o evento.

Mas há ainda mais novidades na programação de 2013:

  • Tiago Pereira, responsável pelo álbum “Deem-me duas velhinhas, eu dou-vos o universo”, ficou encarregue de um palco de música tradicional para que o rural invada a cidade.
  • Outro palco ficou a cargo da maior editora de jazz portuguesa, que é referência a nível mundial- A Clean Feed dará a conhecer grandes nomes do jazz português.
  • Capicua, rapper que Henrique Amaro diz ser comparável aos poetas portugueses, ficou responsável por um espetáculo de poesia que intitulou de “Língua Franca”.
  • A produtora Lovers&Lollypops vai criar uma estafeta musical pelas ruas com 4bandas a culminar na discoteca Plano B, onde à noite acontecerá uma maratona. Ou seja um concerto sem intervalos, em que um músico de uma banda terá sempre de interagir com a banda que atuou anteriormente à sua.

A base deste evento são as bandas da Optimus Discos, que conta chegar ao final do ano com 100obras produzidas. Blaya, Ciclo Preparatório, Voxels, Little Friend, Tape Junk e Awsun são só alguns exemplos dos artistas presentes. Na Praça dos Leões haverá um grande concerto com António Zambujo e Best Youth e no Clube Feniananos Portuenses Miguel Araújo e Samuel Úria.

A Optimus D’Bandada apresenta-se como um dos grandes momentos da programação de verão na cidade do Porto. Querendo afirmar-se a nível europeu e até mundial, esta cidade tem apostado bastante na cultura e animação, assim como na requalificação urbana e integração de toda a comunidade. As dezenas de milhares de pessoas que correm às ruas para assistir aos concertos provam o sucesso desta invasão massiva de novas bandas portuguesas à baixa portuense por um dia.

Mais Artigos
Guia TV: As melhores opções para ver no fim-de-semana prolongado