A memorável cena da série de 1995, Orgulho e Preconceito, que foi protagonizada por Colin Firth (Mr. Darcy) em que o mesmo sai de um lago de sua casa, após encontrar Elizabeth Bennet  (Jennifer Ehle) foi considerada, após uma votação dos telespetadores britânicos, como “a cena mais icónica da televisão”, ganhando um monumento em sua homenagem no lago de Hyde Park.

Aqui podes ver a cena da série da BBC Pride and Prejudice, baseada no livro homónimo de Jane Austen, que estreou em 1995 e deu origem à estátua:

http://youtu.be/hasKmDr1yrA

Esta mesma cena foi reeinterpretada na mini-série mais moderna Lost In Austen, de 2008, na qual o ator Elliot Cowan era Mr. Darcy:

http://youtu.be/81_pYNrbARs

Em honra desta cena  icónica e aquando do lançamento do canal Drama na televisão britânica foi instalada uma estátua de  Mr. Darcy, com 3.6 metros, num lago em Hyde Park. Mas não permanecerá lá,  a estátua segue depois para a praia de Scarborough, em Yorkshire, e, mais tarde, para o Lyme Park, em Cheshire, onde  a cena original foi filmada. Ficará em Cheshire até fevereiro de 2014.