Sofia Santos termina os seus estudos em Arquitetura na FAUP (Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto) com o Prémio de Excelência da École Hôtelière de Lausanne (EHL), no currículo.

A EHL lançou o desafio a 385 alunos de escolas de arquitetura a nível mundial, entre os quais se incluem estudantes da América do Sul, Estados Unidos e Coreia do Sul, e, para além desses, Portugal. O objetivo era o projeto para a expansão das instalações, de alunos para alunos. O início dos trabalhos está previsto para 2014.

Sofia Santos, 25 anos, disse à Lusa tratar-se de um trabalho individual, mas para o qual contou com o apoio de um professor e colegas da FAUP. Esta aluna já havia sido reconhecida com o Prémio Secil Universidades, em 2012. Agora, irá trabalhar para a Suíça, no gabinete de Rithter Dahl Rocha, juntamente com outros três estudantes reconhecidos no mesmo encontro internacional. A vencedora acrescenta que a distinção acarreta “grande responsabilidade” e que este início de carreira obriga que tudo “tenha que ser tão bom como foi até agora”.