Ana Biscaia venceu a 17ª edição do Prémio Nacional de Ilustração pelo trabalho realizado no livro A Cadeira Que Queria Ser Sofá, escrito por Clovis Levi.
Os jurados da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), consideraram que “as qualidades pictóricas desta obra utilizam o livro enquanto objeto e formato, transgredindo os alinhamentos habitualmente impostos pela composição e paginação gráfica e tipográfica”, cita o Público. Além disso, considerou-se que os desenhos têm “um valor plástico arrojado na figuração e na representação alegórica da morte e da solidão”.
Em entrevista ao mesmo jornal, Ana Biscaia afirmou que o prémio faz-lhe ter esperanças na ilustração e considera que esta pode ser uma hipótese de carreira, visto que atualmente trabalha no sector da habitação na Câmara Municipal de Coimbra.
No valor de 5000 euros, juntando-se a uma comparticipação de 1500 euros. O objetivo é apoiar as despesas de deslocação do vencedor à Bolonha, à Feira Internacional do Livro Infantil e Juvenil.