A Microsoft apresentou esta semana duas novas apps que preenchem importantes lacunas na sua oferta de aplicações para o Windows 8: Facebook e Foursquare.

O Facebook sempre teve uma sólida parceria estratégica com a Microsoft, e que agora se materializa com esta nova aplicação. O Skype, que é propriedade da Microsoft, combinou forças com o Facebook para introduzir chamadas de vídeo nessa rede social, enquanto a Bing ajuda nas funcionalidades de pesquisa da rede social de Mark Zuckerberg.

Relativamente ao Foursquare, quando foi criada em 2009 por Dennis Crowley e Naveen Selvadurai, a aplicação tinha sido desenhada especificamente com o foco nos telemóveis. Agora, esta nova versão é desenhada especificamente tendo em vista os tablets. Nesse sentido, surgirá com menus mais largos e de ecrã inteiro, e com um maior destaque nas fotografias. Na sua vertente para tablet, o Foursquare para o Windows 8 parece focar-se mais em pesquisa de locais e explorar o que os nossos amigos estão a fazer, do que propriamente em fazer check in.

Estas aquisições juntam-se a outras aplicações que também estarão presentes no Windows 8, como o Twitter ou Flipboard.