Esta semana estreiam nas salas de cinema portuguesas seis filmes, com variações entre a comédia, o drama e a ação. A escolha do Espalha-Factos para Estreia da Semana vai para o tão esperado filme que marca o regresso do Super-Homem ao grande ecrã: Homem de Aço. Analisamos ainda o box office da semana passada.

Homem de Aço é um projeto ousado e moderno do Super-Homem assinado por Zack Snyder, realizador de Watchmen (2009) e 300 (2006). A película conta com o ator britânico Henry Cavill, protagonista de Imortais (2011), no papel principal e de outros nomes sonantes de Hollywood no elenco: Amy Adams no papel da jornalista Lois Lane, Russell Crowe, o pai biológico Jor-El, Kevin Costner no papel de pai adotivo, Jonathan Kent, Diane Lane no papel da mãe adotiva, Martha Kent e Michael Shannon, que assume o papel de vilão do enredo, Zod. Para além de Zack Snyder, juntou-se à produção do filme Christopher Nolan, realizador consagrado pelo seu trabalho na trilogia O Cavaleiro das Trevas.

Ao longo dos anos, muitos filmes têm sido realizados à volta da personagem da DC Comics, tendo inclusivamente em 2006 sido tentada uma reaproximação à personagem com O Regresso do Super-Homem. Com Homem de Aço pretende-se um regresso ao início, ao nascimento de Clark Kent e de como ele se tornou o famoso Super-Homem.

Homem de Aço já estreou nos Estados Unidos e no primeiro fim de semana conseguiu imediatamente arrecadar metade do valor do orçamento do filme, avaliado em 180 milhões de euros. Ainda antes da estreia, foi noticiada pela Warner Bros a continuação desta sequela, novidade noticiada pelo Espalha-Factos aqui.

Também esta semana estreia A Datilógrafa, uma comédia francesa protagonizada por Bérènice Bejo. Este filme retrata a história de Rose Pamphyle, que se vê destinada a uma vida monótona e pacata na sua terra. O único problema é que esta não foi a vida que Rose imaginou para si. Em busca de aventura e de novas oportunidades na vida, Rose responde a uma proposta de emprego na Normandia para ser secretária e embora as suas aptidões para a profissão em causa sejam um completo desastre, faz-se uma descoberta extraordinária acerca das capacidades de Rose: ela consegue datilografar a uma velocidade incrível. O Espalha-Factos já assistiu a este filme e a sua crítica pode ser consultada aqui.

Garfield – Um Festival de Comédia é o filme de animação que estreia esta semana. Nesta produção especialmente dedicada aos mais novos, Garfield é campeão invicto do campeonato do Festival de Comédia e todos os anos apresenta o mesmo número, até a sua namorada decidir mudá-lo.

O primeiro drama desta semana é o filme Imperador, assinado por Peter Webber, realizador de A Rapariga Com Brinco de Pérola (2003) e Hannibal – A Origem do Mal (2007). Este filme debruça-se sobre uma questão moral, quando um homem é secretamente enviado a procurar a resposta sobre se o Imperador japonês, adorado pelo seu povo, deve ser salvo ou condenado pelos inúmeros crimes de guerra que já cometeu. No elenco deste filme destacam-se nomes como Aaron Jackson, Matthew Fox e Tommy Lee Jones. O outro drama que podemos ver esta semana tem como foco principal a procura e caça de Osama Bin Laden: Operação Gerónimo: A Caça a Bin Laden. Quando surge uma possível localização para o esconderijo do tão procurado terrorista, uma equipa elite de SEALS da Marinha dos Estados Unidos é enviada para tentar descobri-lo.

Por fim, estreia esta semana nas salas de cinema um filme de ação, de origem portuguesa, intitulado O Bairro. O Bairro é protagonizado por Maria João Bastos mas conta com outros atores de renome portugueses no elenco: Sara Santos (Manuela), Paulo Pires (Augusto), Carloto Cotta (Batman), Julie Sargeant (Nicha), Afonso Pimentel (Necas), Joana Santos Ribeiro (Clara), Carlos Malvarez (Francisco), Leandro (Tosta Mista) e Duarte Gomes (Zé Cigano). O filme conta a história de Diana, que nasceu e cresceu no Bairro Estrela Polar, é órfã e acabou por se inserir num grupo de traficantes que negoceia droga, armas, joias, faz lavagens de dinheiro e comanda assaltos por toda a cidade de Lisboa. Esta jovem é um desafio para a polícia, que não olha a meios para conseguir capturá-la. O Bairro foi escrito por Francisco Moita Flores e realizado por Jorge Cardoso, José Manuel Fernandes, Lourenço Mello e Ricardo Inácio.

O trailer da Estreia da Semana, Homem de Aço:

http://youtu.be/HGzBHvj1tcg

BOX OFFICE

Na semana de 20 a 26 de junho, Monstros: A Universidade lidera o top 3, com 455.970,43 euros arrecadados e 81.581 espectadores. Em segundo lugar está WWZ: Guerra Mundial, que levou às salas de cinema 72.004 pessoas e fez 411.105,29 euros. A fechar o top 3, Mestres da Ilusão amealhou 172.045,79 euros e levou às salas de cinema 34.190 espetadores. A lista completa pode ser consultada aqui.