cinefest

Melissa Leo e Peter Webber juntos em Espinho

A oscarizada Melissa Leo (The Fighter) e o realizador Peter Webber (A Rapariga com Brinco de Pérola) são duas das presenças confirmadas para o Fest – Festival Internacional de Cinema Jovem, a decorrer entre 24 de junho e 1 de julho, em Espinho.

Na sua nona edição, o Fest reúne, a partir de segunda-feira, jovens realizadores e argumentistas num espaço considerado como um “fórum de oportunidades”. As atividades do evento estão distribuídas pelo Centro Multimeios de Espinho, Biblioteca Municipal e casino da cidade. No painel de formadores e oradores estão então Melissa Leo, que coordenará a masterclass de representação, e Peter Webber.

390

Este ano, o Fest escolheu de entre cerca de duas mil as curtas-metragens, sendo a maioria da autoria de realizadores internacionais. Tendo como objetivo promover os trabalhos de cineastas de todos os cantos do mundo, este festival está dividido em duas secções: a exibição de filmes, onde terá lugar uma competição de curtas-metragens; e o Training Ground, um fórum de formação dirigido principalmente aos jovens realizadores, conduzido por profissionais do cinema.

“Enquanto os outros festivais de cinema terminam na exibição de filmes, nós aqui tentamos fazer uma evolução do que um festival destes pode ser. Pode ser muito mais do que apenas apresentar filmes, pode ser um fórum de educação e um fórum de oportunidades”, explicou Filipe Ferreira, diretor do Fest, em declarações à Agência Lusa.

O diretor da iniciativa ainda sublinhou a importância da existência de formações: “Queremos fazer formação em cinema, não com teóricos de cinema, mas sim com as pessoas que estão mesmo a trabalhar em cinema, os grandes profissionais do cinema, as pessoas mais reconhecidas, porque são essas que têm mesmo o conhecimento a transmitir”

295104_10150920533429896_1387152942_n

Inserido no Training Ground está o Pitching Forum, onde os participantes têm quatro minutos para falar do seu projeto, e das razões pelo qual este deve ser financiado ou produzido: a apresentação será dirigida a um painel de produtores internacionais, que darão as suas críticas e opiniões no final de cada apresentação.

Para esta nona edição esperam-se cerca de 300 participantes de todos o mundo, embora também se espere que as inscrições da parte de portugueses “não cheguem a 35 por cento”, detalhe esse que é lamentado por parte de Filipe Ferreira. “É um bocado estranho porque há pessoas que fazem estes quilómetros todos para virem fazer esta formação e os portugueses não aproveitam assim tanto”.

Poderás saber mais detalhes sobre este evento aqui.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Dia de Cristina
TVI lidera com ‘Dia de Cristina’ e ‘Liga dos Campeões’