AZ

E onde está o amor? – Ana Zanatti

É a pergunta ao longo das pouco mais de cem páginas do novo romance de Ana Zanatti, conhecida pelo público nacional pelos vários projetos no universo televisivo e teatral português. E onde está o amor? é o sétimo livro da escritora, pertencente à coleção Poucas Palavras Grande Ficção da editora Guerra e Paz.

O pequeno livro de Zanatti reúne seis mulheres e três homens numa conversa sobre os desprazeres da vida. Casamentos falhados, amores ou atrações não correspondidos – mesmo no decorrer da reunião entre duas personagens – medos, sexualidade e a solidão são alguns dos temas desabafados e discutidos na cerca de hora e meia de reunião, numa sala à parte de uma biblioteca em Lisboa. Enganam-se os leitores que esperam qualquer profundidade desta obra, nem sequer há páginas suficientes para que isso aconteça. Os problemas e sentimentos das várias personagens, desde Celeste – a orientadora da reunião – até Susana e Virgílio, são colocados no meio do grupo. Oferecem uma reflexão momentânea ao leitor e não passa disso. Ao longo das 136 páginas são também apresentados alguns defeitos das personagens, como é o caso de Susana, incapaz de esperar pela sua vez para falar e sem paciência para ouvirem todas as histórias ou Celeste, coordenadora pela primeira vez de um grupo que, no final, não consegue colocar os seus desejos de lado para ouvir os desabafos de Susana.

As duas primeiras obras da coleção Poucas Palavras Grandes Ficções da Guerra e Paz.

O prazer deste pequeno livro não se encontra na história ou nas personagens. São as passagens, pensamentos interiores de algumas das personagens no fim de contarem a sua história para o grupo, as grandes causadoras do prazer proporcionado ao leitor. “Os tempos, diz-se, são os da comunicação e do conhecimento mas no íntimo de cada um dos presentes, atravessa a suspeita dolorosa de estarem cada vez mais próximos da solidão e do desconhecimento de si e dos outros”, pode ler-se na contracapa. Trata-se um dos exemplos das várias passagens que constituem esta pequena obra e dão força e qualidade à obra.

E onde está o amor? é um livro que cumpre apenas a sua função básica: entreter o público leitor apreciador do género por algum tempo e é para ser colocado na estante. Se hoje em dia exige-se menos tempos para realizar tarefas este é o livro ideal e uma desculpa para colocar mais pessoas a ler: é pequeno e de fácil leitura.

6/10

Sobre o livro:

Autor: Ana Zanatti

Páginas: 136

Editora: Guerra e Paz

Data de lançamento: maio de 2013

ISBN: 9789897020711

Mais Artigos
Prisão Domiciliária
Crítica. ‘Prisão Domiciliária’: a corrupção presa entre quatro paredes