Cne-Teatro de Estarreja

O Cine-Teatro de Estarreja está de parabéns

O Cine-Teatro de Estarreja foi inaugurado em março de 1950 e chegou a fechar portas nos anos 90 até ter novamente os espaços cheios no dia 18 de junho de 2008. Reaberto nesse ano e com o propósito de dinamizar a cultura na localidade do distrito de Aveiro, em dia do quinto aniversário pode dizer-se que o seu objetivo foi cumprido.  Por este espaço cultural já passaram mais de 21 mil pessoas.

Mais de dois mil e quinhentos eventos passaram pelo Cine-Teatro de Estarreja, entre os quais se podem contar as inúmeras sessões de cinema e os diversos espetáculos musicais. Pedro Abrunhosa, Diogo Infante e António Zambujo são alguns dos artistas que já pisaram o palco do Cine-Teatro. Neste espaço cultural, situado perto de Aveiro, pretende-se aproximar a população das artes, e para isso iniciou-se o Projecto Educativo em 2011, que levou à criação do Grupo de Teatro Juvenil do CTE. Este projeto trouxe novos visitantes, graças ao seu envolvimento com as escolas locais.

No ano passado, Kurt Elling passou pelo Cine-Teatro na sétima edição do Estarrejazz. Segundo as informações da organização, o evento musical tem cada vez mais visitantes. A edição do ano passado deste evento registou o “maior número de espetadores de sempre, com uma procura que quase triplica os resultados obtidos na edição anterior”, pode ler-se no comunicado de imprensa.

Para além dos concertos no evento foram também realizados vários workshops e masterclasses e estes últimos eventos deram origem à Big Band do festival Estarrejazz, composta por 15 elementos, sendo dirigida por João Mortágua e por Pedro Moreira, que dá especial atenção à parte pedagógica e musical. A Big Band Estarreja tem a sua estreia marcada para a 8ª edição do festival em questão, que se realizará em novembro.

No próximo dia 22 de junho, às 22 horas, Rabih Abou-Kalil juntamente com Ricardo Ribeiro, fadista português, oferecerão ao Cine-Teatro de Estarreja  um concerto onde a cultura árabe e portuguesa se fundirão numa só.

Podes consultar aqui a agenda do espaço cultural para as próximas semanas.

Mais Artigos
Festival da Canção
Festival da Canção em análise. The Black Mamba podem sair-se bem na Eurovisão?