beirais

“Bem-vindos a Beirais”: entre dois mundos

A atual série da noite da RTP1 revelou-se uma boa aposta portuguesa e tem cativado cada vez mais espectadores. O Espalha-Factos esteve nos bastidores e desvenda-te alguns pormenores desta trama.

“Quando não podes falhar, o sucesso é o único caminho possível”

Bem-vindos a Beirais conta-nos a história de Diogo Almeida (Pêpê Rapazote), um bem-sucedido gestor de contas numa empresa de telecomunicações que, devido a alguns problemas de saúde, se vê obrigado a mudar de estilo de vida, trocando a grande cidade de Lisboa pela pacata aldeia de Beirais, em Vila Real, tornando-se um agricultor. Porém, foi na cidade que Diogo encontrou a sua cara-metade, Teresa (Sandra Santos), que se recusou a abandonar a sua rotina diária. Desta forma, longe de Teresa, o coração de Diogo encontra um novo rumo: Clara (Oceana Basílio), uma das sócias da casa de turismo de habitação em Beirais. Confrontado com dois amores diferentes entre o campo e a cidade, Diogo terá que fazer escolhas que determinarão o seu futuro. Esta série acentua não só o “jogo trivial do amor”, como também as divergências entre o interior e o litoral, os conflitos familiares, as opções de vida, o desemprego e a solidão.

IMG_5104Sempre de forma alegre e bem-humorada, a trama tem atraído milhares de espectadores. Segundo a SP Produções, “as audiências têm sido crescentes, o que vai levar a produzir mais episódios”. Para além de ter um carácter divertido e descontraído, o seu formato é notoriamente diferente face à maioria das telenovelas existentes, sendo a série composta por episódios diários que retratam acontecimentos casuais. De acordo com uma das organizadoras, “talvez seja este novo formato o que está a despertar interesse aos telespectadores, que já estão a optar por Beirais em detrimento das novelas do serão generalista”. “Já Sinais de Vida também teve uma boa recepção, mas esta série está a superá-lá”. O final das gravações da primeira temporada está agendado para o final de julho e estas irão continuar caso o sucesso se mantenha.

IMG_5085

Por trás das câmaras, o cenário é igualmente bem-disposto: o elenco demonstra cumplicidade entre si, bem como espírito de entre-ajuda, encarando os “cortes” e os “enganos” de forma descontraída e divertida. Entre brincadeiras e afectos, Pêpê Rapazote revelou ser um ator cheio de energia e boa disposição, proporcionando momentos de comédia aos colegas enquanto as câmaras não estavam a gravar.

IMG_5141

Durante as gravações, toda a equipa técnica se revelou exigente e perfecionista para com as falas, posições corporais, planos e cenários. Tudo é preparado ao mais ínfimo pormenor, o que leva a que os protagonistas tenham de repetir a mesma cena durante as vezes que forem necessárias até o esperado ser, por fim, alcançado. Os atores mostraram-se sempre compreensivos com os ajustes que iam sendo realizados, revelando interesse em trabalhar mais e melhor. Ainda assim, segundo fontes da produção, “não é a primeira vez que este elenco trabalha com a SP produções, o que torna, por isso, mais fácil a magia acontecer”. “Os atores já são «pessoas da casa», já fazem parte da «família»”.

O Espalha-Factos assistiu às gravações de algumas cenas do episódio referente às comemorações dos Santos Populares, com a participação especial de Quim Barreiros, que se propôs a animar as festas em Beirais. Este episódio irá para o ar a 24 de junho, na noite de São João, prometendo roubar algumas gargalhadas. Para além disso, outras caras conhecidas também se irão juntar às celebrações, como Tony Carreira, Sílvia Alberto e Júlio Isidro.

IMG_5101

Bem-vindos a Beirais é transmitida pela RTP 1 de segunda a sábado, por volta das 22 horas, e conta com um elenco composto por Oceana Basilio, Pêpê Rapazote, Luís Aleluia, Sandra Santos, Tomás Alves, Noémia Costa, José Boavida, Carla Chambel, Margarida Cardeal, Sara Salgado, João Saboga, Martinho Silva, Luísa Ortigoso, Ivo Lucas, Lucia Moniz, Carlos Santos, Jorge Mourato, entre outros.

Vídeo: 2013-06-12-879

Fotografias: Catarina Abrantes Alves

Mais Artigos
Louco Por Ela
‘Louco Por Ela’. Novo filme espanhol da Netflix aborda a bipolaridade