Rasputin, o próximo projeto da Warner Bros. irá centrar-se em torno do polémico monge russo. Leonardo DiCaprio já manifestou interesse na personagem, sendo grande a possibilidade de o ator poder vir a interpretar essa figura histórica.

Para além das controvérsias históricas em torno do monge russo, DiCaprio mostrou-se também atraído pela ideia de interpretar um homem “que perdeu a melhor parte de si após a morte do irmão, e tanto era capaz de ser bondoso como cruel”, de acordo com o site Deadline.

NEtHPxRdp795wy_1_1

Grigori Rasputin, foi um monge ortodoxo russo que adquiriu o estatuto de ser um curandeiro capaz de fazer milagres. Ao ter salvo Alexei Romanov, filho do czar, e ganhou a confiança ilimitada da czarina Alexandra Fedorovna. Graças a essa relação, Rasputin passou a a ter uma grande influência sobre a Corte, principalmente sobre a família imperial. Após uma série de comportamentos polémicos (entre as quais orgias e relações com mulheres da alta sociedade), para além de ter sido afastado do poder pelo próprio czar, o monge foi acusado de traição por parte da população russa após o começo da 1ª Guerra Mundial.

rasputin6

A sua morte é dos tópicos mais discutidos em torno da sua figura: primeiro foi envenenado num jantar (expelindo o veneno), depois fuzilado com onze tiros, castrado, agredido e de seguida atirado ao rio. Curiosamente, a causa principal do seu óbito foi por afogamento.

22098459

Já várias adaptações foram feitas em torno da vida do famoso monge. Uma das mais conhecidas foi a série televisiva Rasputin, em 1996, com Alan Rickman como Rasputin, Greta Scacchi como a czarina Alexandra e Ian McKellen como o czar Nicolau II.

No caso deste projeto está confirmado que o guião estará a cargo de Jason Hall (guionista de American Sniper, que estreará em 2015), mas o filme ainda se encontra numa fase inicial de pré-produção.