É uma iniciativa inédita mas já tem data marcada. Dia 21 de junho, Lisboa recebe uma orquestra de elétricos, barcos e sinos que pode ser ouvida em toda a cidade durante sete minutos, a partir das 22h00.

Pedro Castanheira, músico, é o mentor do projeto Lisboa em Si que este mês fará ecoar uma sinfonia de instrumentos peculiares na capital portuguesa. A ideia já tem sete anos, mas só em 2011 é que a equipa necessária foi reunida, segundo noticia o site Boas Notícias.

O projeto visa explorar as possibilidades musicais numa cidade à beira-rio, cuja toponímia serve de anfiteatro natural. A sinfonia contará com apitos de embarcações, viaturas de bombeiros, sinos de igrejas, comboios e campainhas de elétricos e estarão à volta de cem músicos a interpretar a obra, coordenados por rádio, de acordo com o site do projeto.

Dia 21 deste mês os ouvintes podem escolher um dos sete locais ideias para escutar: Miradouro de Santa Catarina, Praça Camões, Miradouro de São Pedro de Alcântara, Miradouro da Graça, Castelo de São Jorge, Miradouro de Santa Luzia e Praça do Comércio.

A iniciativa será ainda transmitida online no site do Lisboa em Si.

Veja aqui o vídeo de apresentação: