10

Passado e futuro de braço dado na coleção Resort da Balenciaga

A Balenciaga lançou recentemente o lookbook da coleção Resort 2014. Alexander Wang, atual diretor criativo, retirou dos arquivos da casa inspiração para o novo trabalho.

Uma série de incompatibilidades com a gestão da marca, motivaram a saída repentina de Nicolas Ghesquière da direção criativa da Balenciaga, e Alexander Wang foi o nome selecionado para dar seguimento ao trabalho do designer francês. A marca histórica, criada pelo espanhol Cristóbal Balenciaga, foi imediatamente seguir à Segunda Guerra Mundial, uma das mais importantes casas de alta-costura, emanando de Paris uma nova forma de interpretar o vestuário feminino, com similaridades notáveis com a arquitetura. Depois do encerramento na viragem para a década de 70, os onze anos de trabalho de Ghésquiere à frente da casa tornaram-na numa das “peças-chave” da indústria da moda na atualidade e Wang enfrentou a prova de fogo com a apresentação da sua primeira coleção, no passado mês de Fevereiro, em Paris.

As formas arquitetónicas de Cristóbal Balenciaga e as enormes valias técnicas desenvolvidas ao longo da existência da marca, ganharam uma roupagem mais depurada e desportiva. Neste novo trabalho, Wang imprimiu em cada peça o respeito pela herança do costureiro espanhol e recuperou de forma exímia alguns elementos icónicos, como a silhueta ovalada, o chapéu bucket (aqui reinventado com malha de plástico), os folhos e os boleros com ombros exagerados, simultaneamente uma referência ao trabalho e às origens do fundador da casa. A paleta cromática, entre o preto, o branco e algumas tonalidades de cinza, ajudou a estabelecer com clareza o preceito que irá definir a passagem de Wang pela Balenciaga: pesquisar no passado matéria para alimentar o futuro.

O lookbook pode ser observado na íntegra aqui.

1

2

3

4

5

6

7

8

9

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Amor À Vida
‘Amor à Vida’ bate máximo e é mais vista que todas as novelas da TVI