Mão Robótica 3D ajuda crianças sem dedos

Life-Tech [#7] – Um estilo de vida melhor…em 3D

Bem-vindo à sétima edição da Life-Tech, a rubrica que te coloca a par das mais recentes inovações tecnológicas presentes no mercado. O mundo está em permanente mudança, a uma escala cada vez mais global. Prova disso são as tecnologias que emergem a cada dia, acompanhadas com mais e mais aplicações e atualizações.

Ao longo dos tempos a Life-Tech tem vindo a pôr-te a par dos produtos que entram no mercado e que servem para nos facilitar o dia-a-dia, seja com os óculos revolucionários do Google, o teclado virtual da Fujitsu, Smart TV da Samsung ou da LG, o Smartwatch ou as novas pilhas telecomandadas Tethercell e muitos outros produtos. No entanto, nesta edição pretendo dar-te a conhecer uma tecnologia que não promete ser apenas um «bem material», mas um produto que vai «mais além». Apresento-te uma nova tecnologia que ajuda as crianças a terem um estilo de vida melhor: a mão robótica 3D que ajuda as crianças sem dedos.

Tech-Long

Este dispositivo em 3D foi desenvolvido pelo carpinteiro sul-africano, Richard Van As, que viu os seus dedos serem amputados após sofrer um acidente de trabalho, e do designer mecânico americano, Ivan Owen, parceiro de Richard que se predispôs a concretizar a prótese idealizada. Com o objetivo de facilitar a vida das pessoas a quem foram amputados os dedos das mãos, a dupla desenvolveu um conjunto de dedos plásticos, posteriormente impressos com uma Makerbot Replicator 2.

MakerBot Replicator 2

Como sabemos, os avanços tecnológicos já permitem gerar objetos a partir de impressoras 3D. É o caso da Robohand, uma prótese que promete facilitar a vida das pessoas a quem foram amputados os dedos das mãos. No entanto, esta prótese foi também desenvolvida para as mãos de crianças e bebés que nascem com síndrome de banda amniótica (uma doença que aprisiona partes do corpo do feto).

Robohand

Este dispositivo protésico foi concebido com parafusos em aço inoxidável e cabos que facilmente se encontram no mercado. À medida que a mão vai crescendo, a Makerbot imprime uma nova dimensão em 3D, sendo que as próteses mais antigas podem ser reutilizadas por outras crianças.

Além disso, o preço desta nova tecnologia «amiga» daqueles que têm uma vida mais limitada tem um preço estimado de 150 dólares, um valor «quase simbólico» se comprássemos uma prótese mais «convencional». Podes saber mais sobre esta grande inovação aqui: Mão Robótica em 3D.

Tech-Short

Logitech lança teclado para iPad «com fio» recarregável

Num mundo cada vez mais tecnológico e livre de cabos, por vezes até nos esquecemos que há situações onde um produto «com fios» faz mais sentido que um «sem fios». Para aqueles que são fiéis aos ratos e teclados cablados, a Logitech lançou, recentemente, um teclado «com fio» para recarregar o iPad.

Este produto foi criado com o objetivo de dar resposta às escolas que se vão convertendo aos iPads como acessório para as aulas. Propondo um teclado de alta resistência para as salas de aula, com cabo e ficha lightning, este teclado permite que os alunos carreguem o seu iPad, com a vantagem da escola não se preocupar com as questões dos recarregamentos a pilhas ou baterias.

O modelo lightning fica disponível em Agosto. Só falta saber se a Logitech irá disponibilizar algo deste tipo com um layout português.

Logitech lança teclado para iPad

YikeBike – Uma Mini Bicicleta Elétrica e Transportável

Há cada vez mais pessoas que procuram formas alternativas de transporte para fugir aos engarrafamentos intermináveis, principalmente nas grandes cidades. Embora os motociclos e as scooters elétricas sejam uma opção, há quem prefira algo que possa transportar consigo para todo o lado. As bicicletas dobráveis, como sabemos, são uma opção, mas se queres algo que te permita circular sem o mínimo esforço, tens agora uma nova tecnologia, ou melhor, um novo veículo no mercado: a YikeBike                       

Pouco se parece com uma bicicleta tradicional. O modelo da YikeBike até é bastante futurista e de simples funcionamento (a adaptação demora apenas alguns minutos). A grande vantagem deste veículo é que pode ser facilmente dobrado, ocupando um espaço incrivelmente reduzido e, ao contrário do que possas pensar, a YikeBike tem um peso ultraleve, que vai dos 14Kg (do modelo mais económico) aos 11.2Kg (para o modelo em fibra de carbono).

No entanto, os grandes inconvenientes é mesmo a quantia desta nova tecnologia (custa cerca de 2000 dólares) e o facto de só ser possível circular em superfícies totalmente planas.

YikeBike

Podes ver o vídeo que explica o funcionamento da YikeBike aqui: YikeBike

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Big Brother. “Rui Pedro está a precisar de uma lição de humildade”