17635_h2048w2048gt

Miles Aldridge e os estereótipos femininos revisitados em exposição

A galeria nova iorquina Steven Kasher recebe a exposição Miles Aldridge: I Only Want You to Love Me, um corolário dos melhores trabalhos do fotógrafo de moda inglês Miles Aldridge.

Em exibição estão vinte fotografias de grande escala e a cores que apresentam uma visão satírica e caricatural dos desejos e fantasias da mulher, da moda e da comodidade. Aldridge cria no seu trabalho um mundo alienado, híper-realista, sexualizado e materialista, uma espécie de “Stepford Wives em ácidos”, como refere o press release da galeria.

Esta exposição enquadra-se no lançamento de dois livros do fotógrafo de moda: Miles Aldridge: I Only Want You to Love Me e Other Pictures, ambos lançados este ano.

Nesta exposição o espetador é transportado para um mundo opulento e de fantasia, beleza inalcansável e estereótipos femininos, como a secretária, a mãe do futebolista, a dona de casa e a vamp. Mas nestas composições meticulosas, sente-se a estranheza do vazio de emoções e a pressão de ser objeto de desejo e fruto de encantamento. Todas as mulheres de Aldridge estão há beira de um ataque de nervos e na quietude e rigidez das poses, mergulham em pensamentos vertiginosamente fúteis.

Aldridge nasceu em Londres, em 1964, vive e trabalha em Londres. Os ícones de moda rodearam-no desde jovem. O seu pai trabalho com os Beatles, os Rolling Stones ou Terence Stamp. As suas três irmãs foram manequins de topo e Aldridge foi casado com a supermodelo Kristen McMénamy.

Muito influenciado pela estética cinematográfica de David Lynch, foi diversas vezes comparado a figuras proeminentes como Buñuel, Hitchcock e Ingmar Bergman. Pós-modernista, por excelência, recupera o imaginário Pop e o technicolor. No conjunto de imagens (disponível em baixo), o fotógrafo retratou algumas das mais influentes manequins da década passada, tais como Lily Cole, Anya Rubik, Alana Zimmer ou Georgina Stojiljkovic. Surge também Marilyn Manson, numa ode à sua palidez.

A exposição estará aberta durante um mês, de 8 de Maio a 8 de Junho.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Dia do Beijo: os melhores beijos no cinema