corão

Manuscrito do Corão salvo de um incêndio será leiloado

Um manuscrito com passagens do Corão, salvo de um incêndio na mesquita Al-Azhar, no Cairo, por um orientalista membro da legião de Napoleão Bonaparte no Egipto, em 1798, será leiloado no próximo dia 9 de Junho, perto de Paris.

As 47 páginas manuscritas em árabe estão avaliadas entre 10 mil e 15 mil euros, pela casa de leilões Osenat, organizadora da venda. O documento contém três páginas de iluminuras e é redigido com tinta castanha, com alguns apontamentos em vermelho. A encadernação é feita em couro com arabescos dourados.

A invasão do Egipto pelas tropas francesas em 1798 causou um motim no Cairo, liderado pelo ancião Sulayman al-Jawqsi e pelo sayyid Badr al-Maqdisi, que fizeram da mesquita Al-Azhar o seu quartel-general. Da mesquita, uma das mais antigas da cidade, partiram as ordens para a revolta que gerou a morte de muitos soldados franceses, até ser violentamente reprimida por Bonaparte. Os canhões das suas tropas foram virados em direção ao bairro da mesquita que sucumbiu a um incêndio devastador.

Foi o memorialista al Jabarti que alertou os eruditos egípcios para o sacrilégio e o jovem Jean-Joseph Marcel (1776-1854), orientalista e membro da campanha no Egipto, salvou o documento do saque dos franceses. Marcel ter-se-á juntado às expedição francesa para travar a destruição de valiosos documentos manuscritos.

“De facto, consegui retirar das chamas, sob as balas dos assaltantes e dos sitiados, alguns manuscritos, pondo em risco a minha vida”, deixou Marcel, redigido numa nota. Quando, em 1803, retornou ao país africano, foi nomeado diretor da Imprensa da República, mais tarde Imprensa Imperial.

Em leilão estão também cartas de François-Joseph Lefébvre ou André Masséna ou Napoleão Bonaparte, assim como documentos pertencentes ao Marquês de Sade, incluindo a sua nomeação para Mestre de Campo, assinada pela secretaria do monarca Luís XV de França.

marcel
Nota de Marcel sobre o manuscrito do Corão.

 

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Eurovisão
Eurovisão revela nova imagem a caminho de Roterdão