Desde 24 de março, e em cada domingo, o Espalha-Factos tem uma nova iniciativa. Depois de, com o A Recordar, termos relembrado grandes atores e atrizes que não viram o seu talento reconhecido (ou apenas tardiamente tal aconteceu) ou caíram no esquecimento, desta vez iremos destacar alguns dos nomes mais Queridos de Hollywood, numa rubrica com o mesmo título.

Com um charme nunca antes visto, este ator tem sido um ícone mundial de beleza e sensualidade, povoando o imaginário de adolescentes e adultos. Não só de aparência este ator se destaca, mas também pelo seu talento à frente das câmaras e a sua autenticidade na interpretação dos vários personagens que encarna. Nos filmes mais comerciais como em Mr. and Mrs Smith ou Lendas de Paixão, ele é o homem sedutor, contudo consegue nas obras “menos conhecidas” como em 12 Macacos ou Sentimento de Revolta, prender-nos ao grande ecrã com o empenho e carga emocional que transmite na sua performance. Falamos esta semana do grande ator Brad Pitt.

Biografia

Nasceu a 18 de dezembro de 1963 na cidade de Oklahoma. Nada indicava que o seu futuro passaria por uma carreira artística, principalmente no palco de Hollywood. Inicialmente tirou o curso de Jornalismo e Publicidade em Springfield, mas a duas semanas de acabar a licenciatura desistiu, atirando-se de cabeça para o mundo do espetáculo. Foi para a Califórnia à procura do seu sonho: tornar-se uma estrela de cinema.

Young Brad Pitt images sexy hunky

O sucesso não foi imediato. Como qualquer pessoa vinda de famílias humildes, Brad teve de batalhar muito para conseguir os seus objetivos. Antes de iniciar a sua carreira, trabalhou como motorista, comercial e carregador de refrigerantes de uma cadeia de fast-food. Mas todo o esforço foi compensado, pois, a partir de 1989, Brad Pitt conseguiu  os seus primeiros papéis na TV e cinema. A sua primeira grande aparição no grande ecrã foi no filme Thelma & Louise, onde atuou ao lado de nomes como Geena Davis e Susan Sarandon, substituindo o ator William Baldwin que recusou o papel à última hora.

A partir de 1991, Brad Pitt esteve presente em mais de 30 filmes, entre eles destacam-se Duas Vidas E Um Rio com Robert Redford, Lendas de Paixão e Conhece Joe Black? com Anthony Hopkins, os filmes de grande suspense Clube de Combate e Se7en, bem como Ocean’s Eleven, Sacanas sem Lei, Babel, O Estranho Caso de Benjamin Button, entre muitos outros.

A sua vida amorosa tem sido um livro aberto, para sorte dos meios de comunicação, que se derretem a publicar todos os seus romances. Destaque para a relação com Jennifer Aniston, que durou sensivelmente cinco anos e que aparentava ser para a vida. Rumores afirmam que Angelina Jolie, atriz com a qual contracenava em Mr. and Mrs. Smith, foi a gota de água para a separação do casal. Inicialmente Pitt e Jolie negavam o seu envolvimento na vida real, mas os constantes encontros e paixão pelas causas humanitárias tornavam evidente que ambos tinham uma ligação muito forte.

Atualmente Angelina Jolie e Brad Pitt vivem juntos com seis filhos, três adotivos, nomeadamente Maddox do Cambodja, Pax do Vietname e Zahara da Etiópia, e três biológicos Shiloh, nascida na Namíbia e os gémeos Knox e Vivienne, que vieram ao mundo em Nice. Esta família diferente, protagoniza a verdadeira abertura para a multiculturalidade e paixão pela grandes causas.

Angelina Jolie recentemente anunciou ao mundo que tinha realizado uma mastectomia, de modo a minimizar o risco de cancro da mama. Foi um choque para imprensa, que só soube desta notícia precisamente no momento em que atriz anunciou que tinha realizado a operação. Um exemplo de coragem que veio agora ser divulgado.

angelina-jolie-and-brad-pitt-family-in-new-orleans

Principais filmes e Prémios

Brad Pitt captou a atenção do público ao ser convidado por Robert Redford para integrar o elenco de Duas vidas e um Rio, um filme que decididamente propulsionou a sua fama. Após o sucesso desta obra cinematográfica, o veterano contracenou novamente com Brad Pitt em Jogo de Espiões, mostrando assim o seu apoio no início de carreira deste jovem talento. Brad Pitt foi várias vezes comparado a Redford, sendo uma versão jovem do ator conceituado. A partir daí, Pitt  tornou-se um ídolo, sempre alternando papéis de galã, como no épico e romântico Lendas de Paixão e Sete anos no Tibete, com papéis onde encarna personagens desequilibrados e violentos como em Kalifornia, 12 macacos, Clube de Combate e Snatch – Porcos e Diamantes.

httpv://www.youtube.com/watch?v=ioBueVTZ0RM

Brad Pitt foi aclamado pela crítica pela sua magnífica interpretação em 12 Macacos, onde deu vida ao louco Jeffrey Goines, papel pelo qual conseguiu a sua primeira nomeação aos Oscars na categoria de Melhor Ator Secundário. Nos últimos anos tem obtido destaque em filmes como Clube de Combate, Ocean’s Eleven, Tróia, Mr. and Mrs. Smith, Babel e Sacanas sem Lei. Em 2009, voltou novamente a ser nomeado pelo seu excecional desempenho em O Estranho Caso de Benjamin Button na categoria de Melhor Ator Principal e, também em 2012, em Moneyball – Jogada de Risco na mesma categoria.

Apesar da fama, esforço e dedicação Brad Pitt nunca ganhou nenhum Oscar da Academia, tendo várias vezes saído vencedor noutras entregas de prémios como nos AFI Awards ou Golden Globes.

O seu projeto cinematográfico mais recentes é WWZ: Guerra Mundial, um filme de ficção científica, que narra a história de uma guerra entre a Humanidade e uma invasão zombie. Para além desta nova produção, Brad Pitt também integrará o elenco de The Counselor, realizado por Ridley Scott, junto de nomes como Penélope Cruz, Cameron Diaz e Michael Fassbender.

Brad Pitt é o símbolo do sonho americano. Um jovem que largou a sua família em Oklahoma e seguiu o seu sonho em Hollywood. Com muito empenho, não desistiu do seu objetivo e conseguiu ser reconhecido pelo seu trabalho. Independentemente dos prémios que arrecadou, Brad Pitt  é e sempre será o menino querido de Hollywood. Infelizes aqueles que ainda não viram o talento por detrás das suas lindas feições.

httpv://www.youtube.com/watch?v=CQlBRbLsk6c