O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
15794641_h10738274

Faleceu Jean Stapleton

A atriz norte-americana, conhecida pela sua participação na série televisiva Uma Família às Direitas, morreu nesta sexta-feira. A família declara que o óbito se deveu a causas naturais. Tinha 90 anos.

Stapleton, nascida a 19 de janeiro de 1923, começou o seu sucesso no teatro antes de eventualmente ascender à fama, graças ao papel desempenhado na série televisiva criada e produzida por Norman Lear.

Na sitcom All in the Family (transmitido na televisão americana entre 1971 e 1979), Jean Stapleton interpretou uma dona-de-casa com voz aguda (que desafinava ao cantar ao piano no genérico), e que tinha uma paciência notável para aturar o seu marido preconceituoso, Archie (personagem interpretada por Carrol O’Connor, falecido a 21 de junho de 2001), que ainda hoje é conhecido como sendo uma das personagens mais politicamente incorretas na televisão norte-americana.

Edith, esposa de Archie, apesar de ser uma personagem tradicional e um tanto excêntrica, em breve começou a reflectir sobre temas polémicos, nomeadamente o feminismo, o que deu origem a diálogos hilariantes na série. Essa personagem valeu-lhe três Emmys.

Para além desta série, Jean integrou ainda o elenco original em vários musicais da Broadway, tais como Damn Yankees, Bells Are Ringing e Funny Girl. Quando All in the Family acabou, Jean regressou ao teatro e interpretou papéis menores na televisão.

Jean com o seu marido William Putch
Jean com o seu marido William Putch

Jean foi casada com o realizador William Putch, falecido em 1983. Desse casamento teve dois filhos, John Putch e Pamela Putch.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.