Até dia 12 de junho, os estudantes de design do país terão a oportunidade de participar no concurso lançado pelo Canal História e pela dupla de criadores Storytailors, João Branco e Luís Sanchez. O desafio é mudar o visual da estátua de Luís de Camões, em Lisboa.

Os futuros designers portugueses vão ter de criar um esboço arrojado, onde apresentem uma nova “fatiota” para o ilustre poeta lusitano. O esboço poderá tornar-se real e, assim, mudar o visual  do autor de Os Lusíadas.

No total serão selecionados 20 projetos, sujeitos a uma votação que decorrerá através do Facebook entre os dias 13 e 27 de junho. Os cinco esboços mais votados serão avaliados por João Branco e Luís Sanchez, que vão eleger o vencedor.  O eleito poderá  assistir a um desfile da dupla e ainda contar com seu o apoio e atelier para a confeção do projeto.

Quanto a conselhos, os criadores dizem para os candidatos serem criativos. “É preciso muita criatividade, é preciso  perceber muito bem o personagem, pegarem naquilo que ele representa para vocês. O vosso desafio é fazer história”, incentivam os Storytailors.

Esta é uma iniciativa que pretende aproximar as pessoas da História e a apresentação do novo visual de Luís de Camões está marcada para dia 4 de julho. Os candidatos deverão enviar um e-mail para [email protected] com o esboço.