Maria João Bastos e Paulo Pires são os principais protagonistas do filme Bairro, uma história escrita por Francisco Moita Flores que conta com muita ação, violência e crimes de todos os tipos.

A apresentação desta nova película decorreu ontem em Lisboa, no Teatro do Bairro, a precisamente um mês da sua estreia. Uma produção Plural Entertainment, em parceria com a TVI, Bairro promete agitar as salas de cinema ZON, o grupo que assume a distribuição. É um filme português, com um guião português e com atores portugueses, e este é um aspeto bastante focado pelos representantes das três entidades. Luís Cunha Velho, diretor geral da TVI, considera que este “é um filme fraturante, que vai romper com alguma forma de fazer ficção em Portugal”. De facto, os poucos minutos do filme que foram mostrados aos presentes revelam uma linguagem arrojada, sem preconceitos. É essa a marca que se pretende deixar – a inovação.

Maria João Bastos é Diana, uma mulher que perdeu os pais em criança e que lidera atualmente um bando de criminosos que negoceia droga, armas, quadros, joias, tabaco, e faz lavagem de dinheiro. Lidera os assaltos que o grupo faz, e é capaz de matar com uma frieza implacável. Diana protege o seu Bairro, a violência alastra cada vez mais e a Polícia Judiciária não mede esforços para conseguir detê-la. O desfecho é imprevisível.

A atriz ressalta a qualidade da escrita de Moita Flores e o “fantástico elenco”. Em declarações ao Espalha-Factos, Maria João refere a dureza da preparação a que foi sujeita: “fisicamente foi um trabalho muito exigente: manuseamento de armas, condução perigosa, muito exercício físico. Eram cenas muito reais, algumas muito arriscadas”.

Às interpretações juntam-se os nomes de Afonso Pimentel, Carloto Cotta, Dânia Neto e João Lagarto. Esta é uma produção “mais arrojada”, como salienta Paulo Pires.

Luis Cunha Velho espera um grande sucesso e, para o futuro, pretende, através da TVI, continuar a apostar em conteúdos diferentes, porque o cinema português precisa de um (im)pulso forte.

Bairro estreia dia 27 de junho, nos cinemas ZON.