M-nacional-traje_Detalhe

Criações de V!tor, Tenente e White Tent em diálogo no Museu do Traje

A memória e a criatividade como núcleo da mudança social foram tema do debate entre bloggers e designers de moda no passado dia 18 de Maio, no Museu Nacional do Traje. No rescaldo deste evento, a direção do museu convidou José António Tenente para enriquecer o percurso expositivo com algumas das suas criações, colocando-as em diálogo com as peças do acervo da instituição.

A pouca afluência do debate converteu-se num ambiente intimista que gerou uma conversa de mais de duas horas, bastante esclarecedora sobre diversas questões ligadas à produção de moda e aos conteúdos dos blogues da área. Timidamente, surgiram algumas propostas de resoluções para os problemas que eram apontados.

Posteriormente, os participantes do debate foram convidados a fazer uma visita guiada ao museu, acompanhada por vários jornalistas. Além da intervenção de Tenente, ao novo percurso acrescem a “santíssima trindade” de V!tology, a última coleção de V!tor, por Vitor Bastos e Luísa Cativo, e peças da dupla White TentEvegenia Tabakova e Pedro Noronha Feio apresentam no espaço uma peça em cortiça com cortes a laser, financiada pela corticeira Amorim, e algumas malhas que caracterizam o ADN da marca de sportswear.

Donos de uma linguagem fresca, urbana e muito atual, tanto Vitor Bastos quanto Noronha Feio prontificaram-se a explicar as suas inspirações, detalhes sobre a produção das peças e o que gerou a sua exibição neste contexto.

Possivelmente, nunca associaríamos ao museu em questão a “estética da internet”, dos unicórnios e dos camarões coloridos que V!tor nos oferece. A estranheza deste casamento improvável, que nos permite observar as suas criações num espaço que cruza o ambiente rococó e a austeridade neoclássica, encaixa numa tentativa de rejuvenescimento do museu, pelo que se justifica a sua associação com os parentes mais jovens da moda portuguesa, quer ao nível da comunicação (os bloggers) quer da criação.

Esta iniciativa estará patente no Museu Nacional do Traje, ao Lumiar, e aberta ao público até dia 30 de Setembro.

Estefânia Silva e Reinaldo Berthotii num editorial de Luisa Cativo para a Music&Riots Magazine.
Os manequins Estefânia Silva e Reinaldo Berthotii vestidos com peças da coleção V!tology, de V!tor, num editorial de Luisa Cativo para a Music&Riots Magazine.

Mais Artigos
André Anjos e Maria Mendes
Portugueses André Anjos e Maria Mendes nomeados para os Grammys 2021