bey

Forbes publica a lista das mulheres mais influentes de 2013

Como é habitual, a revista norte-americana Forbes publicou a lista daquelas que considera serem as mulheres mais influentes do ano. Michelle Obama, Anna WintourBeyoncé ou Sofia Vergara são apenas alguns dos nomes abrangidos pela publicação.

A lista é encabeçada por mulheres ligadas à política ou à direção de multinacionais, mas também figuram celebridades e várias personalidades relacionadas com a indústria da moda. As integrantes são selecionadas pelo dinheiro que ganharam, pela presença nos media e pelo impacto social.

Há sete anos a encabeçar a lista, a chanceler alemã Angela Merkel gere uma das economias mais influentes do mundo. A língua portuguesa está representada por Dilma Rousseff, no segundo lugar. Michelle Obana não poderia faltar e o seu nome surge em quarto lugar. Na área da política destaca-se também Hillary Clinton, que continua a ser uma das mulheres mais observadas e escutadas nos EUA. A sua exímia carreira, sempre perto do centro do poder político norte-americano, faz dela uma potencial candidata nas eleições de 2016, conquistando assim a quinta posição da tabela.

Habituadas a ver o nome associado a esta lista estão também Oprah Winfrey, agora na 13ª posição, a co-diretora da Sony Pictures Entertainment, Amy Pascal (nº 36), a diretora do FMI Christine Lagarde (nº 7) ou a rainha Isabel II do Reino Unido, que alcança a quadragésima posição.

Cada vez maior é o número de mulheres asiáticas e africanas a entrar na tabela. Park Geun-hye, presidente da Coreia do Sul, ou Ellen Johnson-Sirleaf, presidente da Libéria e Nobel da Paz em 2011, são alguns exemplos. Ellen tem o seu nome associado a várias causas humanitárias e ao ativismo político e social, à semelhança de alguns outros nomes na tabela. Judith Rodin, presidente da Rockefeller Foundations ocupa o 98º lugar.

Associadas a causas humanitárias estão também a maioria das celebridades integrantes da lista, tais como Beyoncé (17º), Angelina Jolie (37º) ou Shakira (52º).

Mulheres ligadas à educação e ao crescimento social são presenças notáveis. Destacam-se Melinda Gates, esposa de Bill Gates, que ocupa o terceiro lugar, Christine Lagarde, a diretora geral da OMS Margaret Chan (nº33) e  a diretora da Universidade de HarvardDrew Gilpin Faust (43º).

Para terminar, as empreendedoras ligadas à indústria da moda ocupam posições de grande destaque. Anna Wintourdiretora da Vogue, o barómetro de referência para a indústria da moda mundial, surge em 41º lugar. Miuccia Prada ocupa a 58ª posição e Rosalia Mera, co-fundadora da Zara, a 66ª. Dona de uma fortuna avaliada em 1 bilião de dólares, Tory Burch entra para o 69º lugar. Acostumada a estas andanças, a mulher que revolucionou o vestuário das mulheres ativas norte-americanas, Diane von Furstenberg, alcançou a 74ª posição.

A lista pode ser consultada na íntegra aqui.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Rodrigo Guedes de Carvalho
Rodrigo Guedes de Carvalho domina audiências de sábado