A mítica banda de punk rock britânica The Clash, lançou esta semana uma box set com remasterizações dos seus cinco primeiros álbuns: The Clash (1977), Give’em Enough Rope (1978), London Calling (1979), Sandinista (1980) e Combat Rock (1982).

Remasterizados com base nas fitas de Mick Jones, o guitarrista da banda, os álbuns são ainda acompanhados por três discos de demos, singles e versões raras, assim como um DVD que mostra ao público imagens inéditas de tours e dos bastidores. Da mesma forma, recuperam o fanzine da banda, Armagieon, numa nova edição.

A caixa que alberga esta edição de colecionador, foi concebida à semelhança de um micro system dos anos 80. Paul Simonon, baixista e vocalista de apoio da antiga banda, é o diretor de arte do projeto.

A banda foi formada em 1976 e integrou a primeira vaga de artistas punk no Reino Unido, uma geração revolucionária que incentivou os jovens a contrariar o poder político e as convenções sociais da época. O núcleo principal da banda era constituído por Joe Strummer, já falecido, Mick JonesPaul SimononTopper Headon. A banda desintegrou-se em 1986, deixando para a posteridade alguns dos melhores discos da década, segundo a crítica especializada, e uma sonoridade da qual são herdeiras várias bandas que marcam a atualidade.

http://www.youtube.com/watch?v=DrScvkRd_24