Chega hoje às salas de cinema portuguesas o novo filme de Mike Newell, baseado no clássico de Charles Dickens, Grandes Esperanças (Great Expectations). No elenco estão grandes figuras de Hollywood, como Ralph Fiennes e a já conhecida Helena Bonham-Carter, retirada do mundo de Tim Burton.

O filme narra a clássica história de um jovem orfão chamado Pip, que após várias peripécias torna-se herdeiro de uma grande fortuna, sem conhecer o benfeitor que lhe presenteou com tamanha quantia. De ferreiro pobre e sem grandes luxos, passa a ser um cavalheiro, sendo recebido num mundo que outrora  era impossível de alcançar.

Pip amadurece e tem a oportunidade de explorar o prazer e os seus desejos na alta sociedade londrina, usando o seu status para impressionar o grande amor da sua vida, a bela Estella. A origem da sua fortuna é tão duvidosa que traz consequências devastadoras tanto para si como para os que mais ama.

São já várias as adaptações realizadas de uma das mais consagradas obras de Charles Dickens. Da literatura chegou ao teatro, passando pela televisão e finalmente para a grande tela cinematográfica. O elemento diferenciador, que distingue a versão dirigida por Mike Newell das outras adaptações é a atuação brilhante dos atores, que encarnam as personagens do romance de forma inigualável.

Great Expectations - 2012

Helena Bonham-Carter interpreta excepcionalmente Miss Havisham, dando-lhe um toque  de excentricidade e os devaneios de uma menina mimada, ainda envergando o vestido de noiva, estagnado no tempo. Já Ralph Fiennes no papel de condenado e protetor de Pip é irrepreensível, parecendo mesmo que a personagem da literatura ganhou vida na pele do ator.

O maior defeito do filme foi a prestação de Jeremy Irvine no papel de Pip. Tal como o seu colega Douglas na recente adaptação televisiva, o ator não conseguiu espelhar de forma convincente a personagem, pois mais se assemelha a um belo modelo retirado de um anúncio da Levis, que caiu de pára-quedas num filme de época.

helena_bonham_carter_great_expectationsOs principais temas que a história de Dickens aborda é a pureza da amizade, que vai engrandecendo ao longo da trama e o grande amor entre Pip e Estella, que atravessa décadas e, infelizmente, é tratada com pouca poesia, por medo de se tornar um romance meloso de telenovela.

Com uma banda sonora envolvente e uma fotografia sublime, este filme, apesar de monótono para 128 minutos de fita, consegue acertar em duas grandes performances, a de Helena Bonham-Carter e de Ralph Fiennes.  Já por isso vale a pena pagar para ver!

7/10

Ficha Técnica:

Título Original: Great Expectations

Realizador: Mike Newell

Argumento: David Nichools, baseado na obra de Charles Dickens

Elenco: Helena Bonham-Carter, Ralph Fiennes, Robbie Coltrane, Holliday Grainger, Jason Flemyng, Jeremy Irvine

Género: Drama

Duração: 128 minutos