O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
José Saramago

INCM lança moeda em homenagem a Saramago

A Imprensa Nacional – Casa da Moeda (INCM) vai lançar, esta quarta-feira pelas 18h, uma moeda em homenagem ao Nobel português. A cerimónia contará com a presença de Pilar del Rio e decorre na Casa dos Bicos, a sede da Fundação José Saramago.

A moeda, da autoria do escultor Vítor Santos, faz alusão a José Saramago e tem prevista uma emissão de 7500 exemplares. Durante a sessão de lançamento o Grupo Éter vai proceder, ainda, à leitura de alguns textos do autor de Clarabóia.

Segundo comunicado de imprensa, esta emissão da moeda enquadra-se na coleção Escritores Europeus, da Série Europa que, este ano, homenageia autores José Saramago (Portugal), Cervantes (Espanha), Hugo Claus (Bélgica), Gustave Flaubert (França), James Joyce (Irlanda) e ainda Stefan Zweig (Áustria).

A ideia de criar a Série Europa surgiu em 2004 no decorrer da Word Money Fair, quando várias casas da moeda europeias (Holanda, Áustria, França, Bélgica e Espanha) quiseram homenagear diversas personalidades com uma temática em comum. A emissão destas moedas tem sido, então, anual.