O instrumento musical que passou tanto pelas mãos de Lennon como pelas de George Harrison dos The Beatles foi vendida por 408 mil dólares (317 mil euros, 269 mil libras). Esta troca superou as expectativas da casa de leilões que tinha a guitarra na sua posse.

De acordo com a BBC, Lennon teria oferecido a guitarra como presente de aniversário ao seu amigo Alexis Mardas (engenheiro da Apple Records). Na parte de trás da guitarra está uma mensagem do vocalista dos The Beatles para o seu amigo: “To Magic Alex/ Alexi thank you/ for been a friend/ 2-5-1967 John”. Mardas acabaria por vender o instrumento em 2004.

_67691290_beatguitap

A guitarra em questão, que foi construída à mão em 1966 pela companhia VOX, foi adquirida por um comprador norte-americano cuja identidade não foi revelada. A Julien’s Auctions (companhia responsável pelo leilão) previa que o instrumento fosse vendido por 200 mil a 300 mil dólares (entre 155 mil e 234 mil euros).

Harrison utilizou o instrumento para tocar I Am The Walrus durante o Magical Mystery Tour em 1967. Lennon também o usou no mesmo ano para um videoclipe da música Hello, Goodbye. Vê o vídeo em baixo:

Neste leilão também estavam incluídos uma cópia do álbum Please Please Me (primeiro álbum da banda, lançado em 1963) autografada por todos os membros dos The Beatles, e um exemplar do livro de histórias e desenhos de Lennon intitulado In his own write, também com as assinaturas dos Fab Four.