O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
judice

Nuno Júdice é o segundo português a vencer o Prémio Rainha Sofia

O poeta português Nuno Júdice venceu esta quinta-feira o 22.º Prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-Americana. O galardão, no valor de 42.100 euros, foi atribuído pelo Património Nacional Espanhol e pela Universidade de Salamanca.
Este escritor é o segundo português a receber esta distinção pelo conjunto da sua obra poética e contributo da mesma para o património cultural da comunidade ibero-americana. Sophia de Mello Breyner mereceu esta distinção em 2003.

O júri, constituído por 18 personalidades ligadas às áreas da filologia, literatura e ensaio literário, considera o galardoado como autor «de uma poesia muito elaborada, de um classicismo depurado» e com grande compromisso com a realidade.

Nuno Júdice está publicado em mais de uma dezena de línguas e é autor de 30 livros de poesia, além de uma vasta experiência em ficção, ensaios e texto dramático. É docente no departamento de Línguas, Culturas e Literaturas Modernas da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (FCSH/NOVA).

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.