Tethercell 1

Life-Tech [#6] – Tethercell: As pilhas da nova geração

Life-Tech traz, nesta sexta edição, informações sobre as mais recentes inovações tecnológicas apresentadas no mercado. Vivemos, atualmente, numa sociedade em que o trabalho tem um lugar central; vivemos com o agravamento do desemprego; com menor proteção no emprego e com a precarização e menor controlo do tempo de trabalho. No entanto, há que pensar em estimular o crescimento económico e não em continuar com infinitas medidas de austeridade que, apenas, apostam num caminho desastroso ao invês de um percurso evolutivo, firme e transparente. Esse caminho revolucionário, promissor, congruente e translúcido passa, também, aquando o aparecimento das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e um exemplo desta realidade tecnológica é este extraordinário produto que ainda muito vai dar que falar: a Tethercell, as novas pilhas telecomandadas.

Tech-Long

A ideia e o produto tecnológico são tão simples que até admira que ninguém se tenha lembrado disto antes: Poder ligar e desligar remotamente qualquer aparelho que funcione a pilhas. Pois é, com o aparecimento das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) é inevitável que todos os dispositivos que apareçam no mercado acabem por estar todos ligados à internet: chama-se a isto Internet of Things”. No entanto, antes que este “boom” de dispositivos estejam todos ligados à internet, assim que entram no mercado tecnológico, é necessário que tenhamos de dar passos mais modestos no presente. O aparecimento do Tethercell é exemplo disso, já que poderá revolucionar a forma como utilizamos os nossos smartphones/telemóveis ou qualquer outro aparelho recarregável.

Apesar do hardware deste aparelho ainda ser um protótipo com um simples controlo remoto, o Tethercell pode ser programado para ligar ou desligar, em determinados momentos, vários dispositivos de controle e funciona com uma pilha inteligente” que contém um pequeno microprocessador e dispositivo bluetooth (4.0 Low Power). Na realidade, é apenas um invólucro inteligente, onde é necessário instalar uma pilha AAA, ficando o conjunto final com o tamanho de uma pilha AA standard. Depois, é só substituir uma das pilhas dos equipamentos que queres controlar remotamente por uma destas, e passas a poder ligar ou desligar o teu smartphone, a partir de uma app que terás, também, de instalar. Além disso, o Tethercell também te permite saber quando a bateria do teu smartphone está a ficar gasta e, sendo assim, avisa-te para mudares a tua bateria recarregável para o sistema de pilhas telecomandadas.

Tethercell 2

Este aparelho tecnológico está a ter tanto sucesso que já obteve financiamento no site Indiegogo. Podes ver o vídeo que explica o seu funcionamento no vídeo abaixo. Parece simples não é?

Tech-Short

Uma simples webcam que permite detetar o ritmo cardíaco

Já imaginaste conseguires utilizar uma determinada tecnologia na tua própria casa capaz de analisar multidões e ver se alguma pessoa poderá estar demasiado “exaltada”, ao ponto de estar prestes a fazer algo incomum? Com a tua própria webcam e por via deste programa (GitHub), que deteta o nosso rosto e isola uma secção da nossa testa, é possível ter acesso à nossa pulsação, ao nosso batimento cardíaco ou até ao movimento do sangue a passar pelas veias, bem como outros parâmetros ainda mais avançados.

O ano passado já tínhamos assistido às extraordinárias capacidades do processamento de vídeo por via do Eulerian video magnification, que usando uma câmara de vídeo vulgar, permitia revelar movimentos considerados invisíveis ou quase indetetáveis por uma câmara.

Se quiseres experimentar como funciona esta nova tecnologia terás de ter os seguintes programas instalados: PythonOpenCV, ou OpenMDAO.

Uma simples webcam que permite detetar o ritmo cardíaco

Uma nova forma de observar…com os binóculos digitais da Sony

Sem dúvida um objeto bastante útil para todos aqueles que fazem da sua vida a observação do mundo natural. Estes binóculos digitais da Sony, compactos, resistentes à água e ao pó, usam a mais recente tecnologia para visualizar e gravar o que se passa à tua frente.

De tamanho 30% mais compacto que a produção anterior, estes binóculos DEV-50V têm uma lente zoom de 0.8x a 25x (com estabilização de imagem ótica), visor OLED XGA e um sensor de 20.4MP que te permite tirar fotografias de alta qualidade, bem como gravar vídeos FullHD, tanto em 2D como em modo 3D. Além disso, os binóculos contêm GPS para que saibas precisamente onde captaste as imagens.

No entanto, para obteres este produto tecnológico, que chegará a Portugal no mês de junho, terás de desembolsar aproximadamente 2100€.

Uma nova forma de observar…com os binóculos digitais da Sony

Mais Artigos
Lucifer
Crítica. ‘Lucifer’ é um inferno e isto não é um elogio