Gala que se preze tem passadeira vermelha, celebridades a posar em vários ângulos para mostrar o look completo e fotógrafos a disputar a melhor fotografia. “A vida sem vaidade é quase insuportável”, já dizia Leon Tolstoi. Os flashes massajam os egos de quem chega por, de algum modo, ter visibilidade através da caixinha mágica. De há quatro anos para cá, a revista TV7 Dias do grupo Impala instituiu os Troféus de Televisão que, sendo independentes e não estando ligados a nenhum canal generalista, se distinguem dos Globos de Ouro, um exclusivo da SIC.
Fonte: VIP
Em cada ano, premeia-se o melhor que se fez por cá no ano anterior nas novelas, séries, no humor, no jornalismo e no entretenimento. O Salão Preto e Prata do Casino Estoril encheu na noite passada para receber mais uma edição. Os conteúdos e os protagonistas foram nomeados por um júri de referência e o público escolheu o vencedor de cada categoria.
Jorge Corrula apresentou a primeira parte do espetáculo com Teresa Guilherme, a senhora dos reality-shows que mais tarde foi agraciada com o prémio de Melhor Apresentadora de Entretenimento, pelo seu desempenho na Casa dos Segredos, TVI. Os trocadilhos e rimas a que já nos habituou na condução dos seus programas não faltaram neste noite, que começou com uma representação do filme Os Miseráveis e que contou também com as atuações dos irmãos Anjos e de Miguel Ângelo.
As preferências dos espectadores no que respeita ao humor que se faz na nossa televisão levaram Manuel Marques a arrecadar três prémios: Melhor Programa – Estado de Graça (RTP1), Melhor Ator/Humorista – o próprio Manuel Marques e Melhor Atriz/humorista, a entregar a Maria Rueff pelo seu desempenho no mesmo programa. Na informação, TVI e SIC ficaram empatadas.
A SIC levou para Carnaxide os galardões de Melhor Programa, com o Jornal da Noite e Melhor Reportagem – Grande Reportagem. António Mateus, da RTP, venceu o prémio de Melhor Jornalista Repórter. Mas os dois jornalistas/apresentadores mais acarinhados pelo público são de Queluz de Baixo: José Alberto Carvalho e Judite de Sousa. O primeiro ressalta o trabalho de equipa, a responsabilidade e a dedicação – “Nós somos aquilo que conseguimos fazer com os outros”, e defende que “A informação da TVI tornou-se uma referência para os portugueses”. Judite de Sousa corrobora esta ideia, salientando que “este prémio tem atrás de mim uma vasta e excelente equipa de repórteres”, porque “para se fazerem jornais não basta apresentadores”.
Fonte: VIP
No que toca ao entretenimento, o apresentador tem um papel essencial. A alegria e boa-disposição de João Baião no Portugal no Coração (RTP1), agora apresentado por José Carlos Malato e Marta Leite Castro, valeram-lhe um troféu. Os agradecimentos dirigiram-se à família, à equipa, mas sobretudo à companheira Tânia Ribas de Oliveira, “uma amiga”, que o acompanha agora nas manhãs do canal público com a Praça da Alegria. A dupla João e Tânia tem como adversários a dupla Goucha e Cristina, imbatível nos domingos à noite com A Tua Cara Não Me É Estranha, o vencedor do Melhor Programa, que entretanto findou e foi substituído pelo Big Brother VIP domingo passado. Daniel Oliveira ganhou o prémio de Melhor Talk-Show, com o Alta Definição. É também autor e coordenador do Fama Show, E-Especial e Gosto Disto, todos nomeados esta noite, “um orgulho”, diz.
E porque são as pessoas que fazem a televisão, houve ainda espaço para evocar Luiz Andrade, antigo Diretor de Programas da RTP, que faleceu no princípio do mês, – “um jovem com 76 anos cheio de sonhos por concretizar”, exalta Nicolau Breyner. E se falamos de grandes senhores da televisão, falamos de Júlio Isidro, que defende: “A televisão portuguesa tem programas de muita qualidade”. E para o futuro, como agarrar os espetadores? “O público vai seguir aqueles que conseguirem construir a sua marca, o seu estilo próprio.”, defende José Alberto Carvalho.
Fonte: VIP
Aqui ficam os restantes vencedores da noite:
Categoria- Diversos
Melhor Programa infanto-juvenil: Curto Circuito (SIC)
Melhor Programa de Informação Cultural: Autores (TVI)
Melhor Programa Social: Fama Show (SIC)
Melhor Programa Desportivo: Mais Futebol (TVI)
Categoria – Séries
Melhor Série: Liberdade 21 (RTP1)
Melhor Ator: Pepê Rapazote (Miguel – Pai à Força, RTP1)
Melhor Atriz: Lúcia Moniz (Madalena – Maternidade, RTP1)
Categoria- Telenovelas
Melhor Telenovela: Dancin’ Days (SIC)
Melhor Ator Principal: Rogério Samora (José da Maia – Rosa Fogo, SIC)
Melhor Atriz Principal: Sofia Alves (Hortense – Remédio Santo, TVI)
Melhor Ator de Elenco: Pedro Carvalho (Ângelo – Remédio Santo, TVI)
Melhor Atriz de Elenco: Carla Andrino (Manuela – Doce Tentação, TVI)
Melhor Música do Genérico: Um Lugar ao Sol – Delfins (Dancin’ Days, SIC)
Prémio Revelação: David Carreira
Prémio Memória: Margarida Marante
Prémio Carreira: Eládio Clímaco
Prémio Prestígio: António Sala
A gala será pela primeira vez transmitida integralmente pela TV Record, no próximo dia 27 pelas 21h00.