artist-of-the-week-muse

Muse: Controvérsia quanto ao videoclipe de Panic Station

Os Muse protagonizaram um momento inesperado quando esta segunda-feira lançaram no YouTube o videoclipe do seu mais recente single Panic Station, para horas depois o retirarem de forma abrupta da rede de partilha de vídeos.

Apesar de não terem sido veiculadas em específico as razões para a retirada do vídeo, uma enchente de comments denunciou a presença da Bandeira do Sol Nascente no início do mesmo. As razões para a controvérsia prendem-se com o facto desta bandeira (que pode ser visualizada aqui), hoje símbolo da Força Marítima de Autodefesa do Japão, ter sido utilizada pela Marinha Imperial do Japão, corpo responsável por muitas das acções militares do Japão em teatros de guerra como os da Segunda Guerra Mundial.

Por isso mesmo, muitos fãs asiáticos da banda sentiram-se ofendidos pela utilização da bandeira no videoclipe pela sua natureza bélica, o que levou a banda britânica a retirá-lo do YouTube. Mais tarde a banda pronunciou-se através do Twitter, num primeiro Tweet pedindo desculpa pela natureza das imagens e prometendo uma versão nova e um segundo informando que uma nova versão do videoclipe já estava disponível para visualização.

Este é o quinto single retirado de The 2nd Law, álbum lançado a Outubro do ano passado. De referir também que os Muse vêm a Portugal no dia 10 de junho ao Porto, no âmbito da digressão ‘The 2nd Law Tour’.

Vê a versão nova do vídeo abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=6uBK5kvakD8

 

Mais Artigos
Filomena Cautela Quem Quer Ser Milionário
‘Quem Quer Ser Milionário: Alta Pressão’ ganha mais um dia de emissão