A comédia domina uma semana de sete estreias nos cinemas nacionais. Dois filmes franceses, um canadiano, um espanhol e também dois norte-americanos marcam as estreias desta quinta-feira. O destaque do Espalha-Factos vai para o filme de ação Dead Man Down – Um Homem a Abater. Mostramos ainda o Box Office da semana passada.

Colin Farrell, Dominic Cooper e Terrence Howard protagonizam o filme do realizador norueguês Niels Arden Oplev, sobre os membros de uma organização criminosa. O líder desta organização está a ser perseguido e ameaçado por alguém que vai eliminando os restantes elementos do gangue. Victor, o seu braço direito, fica obcecado com o assassino e conhece Beatrice, por quem se sente atraído, mas que demonstra ser alguém com intenções dúbias. Também ele tem desejos de vingança, pelo que se juntam num plano vingativo.

O Caçador: Último Tigre da Tasmânia é outra das estreias da semana, com Willem Dafoe no papel principal. O drama de 2011 é a caça a um tigre que pensavam já estar extinto desde os anos 30. Martin começa a aproximar-se da família que o acolhe no campo, mas a sua vida corre perigo ao avançar nas investigações e é arrastado para uma série de perigos inesperados. Daniel Nettheim realiza o filme. Já Celeste e Jesse Para Sempre é uma comédia com Andy Samberg e Rashida Jones sobre um divórcio iminente que nenhum dos dois sabe bem se quer, na realidade.

De França chegam então duas produções. Nome de Código: Paulette é um drama de Jérôme Enrico focado numa reformada que começa a vender haxixe no seu bairro para ter mais dinheiro ao fim do mês. Por outro lado, A Oportunidade da Minha Vida é a busca da felicidade por parte de um homem que só dá azar às mulheres, mas que desta vez acredita ter encontrado o amor da sua vida. Nicholas Cuche apresenta esta história de 2010 protagonizada por François-Xavier Demaison.

Pedro Almodóvar regressa ao grande ecrã, esta semana, com Os Amantes Passageiros, filme espanhol com Penélope Cruz e Antonio Banderas. A história é a de um vôo, afetado por uma falha técnica, que coloca em risco a vida de todos os que estão a bordo. Personagens muito características, com os seus segredos e problemas pessoais, mesmo dentro de um avião, e que fazem confissões e tentam esquecer o medo numa altura em que a morte parece aproximar-se a passos largos. A esta nova comédia junta-se o filme proveniente do Canadá Professor Lazhar, de 2011, nomeado para o Óscar de melhor filme estrangeiro. O professor substitui uma docente que se suicidou na sala de aula e ajuda os alunos a lidar com a dor.

Trailer do filme da semana:

Box Office

Na semana de 11 a 17 de abril, Esquecido entrou diretamente para o primeiro lugar do top de filmes mais vistos da semana, com 232.591,69 euros de receita bruta e 46.203 espectadores. O mesmo aconteceu com Scary Movie – Um Mítico Susto de Filme, que ocupa a segunda posição, e Regra de Silêncio, na sétima. O top 5 é completado com Os Croods, G.I. Joe: Retaliação e Dou-lhes Um Ano, respetivamente. Destaque ainda para Um Refúgio para a Vida, no sexto lugar, e Comboio Noturno para Lisboa, atualmente em oitavo. O top completo desta semana pode ser consultado no site do ICA.