Bem-vindo à quarta edição da rubrica Life-Tech. Hoje trago-te mais novidades sobre as mais recentes inovações tecnológicas expostas no mercado. A sociedade atual caracteriza-se por ser uma sociedade tecnologicamente definida. São as novas tecnologias que estabelecem a forma como os homens se relacionam entre si e são essas relações que determinam a sociedade de hoje. Exemplo desta realidade tecnológica é a promissora invenção da empresa Carl Zeiss que lançou o Cinemizer OLED, uma nova geração de óculos… e de videojogos.

Tech-Long

A Carl Zeiss é uma empresa com uma longa tradição que se caracteriza por ter produtos de ótica de precisão. Recentemente, esta empresa lançou o acessório Head Tracker para um novo conceito de óculos. Estes óculos permitem ver, mas permitem sobretudo controlar videojogos, apenas com os movimentos da cabeça. Estes óculos especiais contêm um display OLED que proporciona a capacidade de ver um ecrã virtual de 100 cm a 2 metros de distância e com uma resolução de 870×500 pixéis e  funcionam, também, como uns óculos normais, contendo lentes que se podem ajustar ao tipo de visão de cada utilizador.

Com o Cinemizer OLED, por exemplo, virar a cabeça para a esquerda num «first person shooter» tem o mesmo efeito que mover o rato para a esquerda e assim sucessivamente. Esta é uma nova tecnologia que permite ao utilizador jogar de uma forma mais natural, com um controlo mais entusiasmante do mundo da fantasia.

No entanto, estes óculos apesar de terem sido produzidos especialmente para aqueles que gostam de jogar, o utilizador pode também usar o Cinemizer OLED para ver filmes em 2D e 3D em qualquer lugar que esteja. Além disso, para quem é adepto de atividades mais ousadas poderá utilizar este aparelho para ligá-lo num avião a uma câmara e fazer um vídeo a sobrevoar uma cidade.

Os óculos funcionam com todos os shooters dos computadores e incluem earphones built-in, uma bateria recarregável (via ligação USB) com capacidade para seis horas de funcionamento, cabos HDMI e AV e uma bolsa de transporte. Para aqueles que têm um iPhone ou um iPod é necessário obter um adaptador para poder usufruir de todas estas funcionalidades tecnológicas.

Cinemizer OLED 1

Podes visualizar o vídeo que explica todo o funcionamento deste aparelho tecnológico aqui:

Tech-Short 

Revolve – É o novo HP EliteBook

O novo portátil ultrafino da HP está equipado com o Windows 8 e transforma-se rapidamente num tablet, através de um ecrã giratório tátil de alta definição que confere toda a versatilidade a este design. O Revolve já está à venda no mercado a partir dos 999 euros.

Resolve - É o novo HP ElitebookDigitalizar e imprimir objetos em 3D                                                                   

Os fundadores da MakerBot apresentaram, em 2009, a primeira impressora 3D no festival South By Southwest. Na edição deste ano anunciaram o seu mais recente produto tecnológico, também em 3D, que vem complementar a impressora: o Scanner Digitizer Desktop 3D.

Através do uso de lasers e de câmaras, esta nova peça de tecnologia reproduz objetos físicos sem que seja necessário envolver um software CAD ou modelação em 3D. Através do Scanner Digitizer Desktop 3D é agora possível utilizares esta excelente ferramenta para digitalizares e reproduzires qualquer tipo de objetos em modo real.

Scanner Digitizer Desktop 3D

Uma câmara digital que se carrega com luz solar                                                                      

Chama-se Sun & Cloud e é uma câmara digital (fotografia e vídeo), da marca Super Headz, que contém uma resolução de três megapixéis. É capaz de atuar em três modos: normal (150 cm de distância), retrato (60 a 150 cm) e macro (25 a 35 cm) e permite realizar vídeos com um microfone incorporado e com uma cadência que pode chegar a 30 frames por segundo.

Querias tirar uma fotografia e ficaste sem bateria no momento do click? Então não tens que te preocupar com este novo produto lançado recentemente no mercado. A Sun & Cloud trabalha através da luz solar e caso não tenhas este recurso perto de ti, podes usar as tuas próprias mãos para carregares a câmara digital, uma vez que este dispositivo pode ser carregado através de uma manivela já incorporada. No entanto, a câmara também contém os dispositivos ditos «normais», como é o caso da ligação USB.

Podes adquirir este produto por um preço de aproximadamente 150 euros.

Sun & Could