O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
noticias180809a_1

Redes de phishing recrutam cúmplices via anúncios de emprego

Falsos anúncios de emprego têm sido usados para recrutar pessoas que ajudem a retirar dinheiro roubado de contas bancárias para fora do país através de fraudes informáticas, também conhecidas por esquemas de phishing.

O funcionamento deste esquema apoia-se em sistemas financeiros como o Western Union. Assim, quem responde aos anúncios recebe um contacto a dar a indicação de que receberá uma transferência de dinheiro e que terá de encaminhar os fundos como parte das funções do novo emprego. Brasil ou Rússia são os destinos de eleição e onde os esquemas normalmente começam.

As money mules – designação atribuída aos indivíduos que ajudam a realizar as transferências ilícitas –, muitas vezes, só a partir deste ponto é que se apercebem de que estão prestes a colaborar numa fraude. O que algumas vezes resulta em denúncias às autoridades, e noutras a uma cooperação movida pela oportunidade de ganhar dinheiro fácil por parte de desempregados em busca de trabalho.

Os anúncios de emprego não constituem a única forma de angariar money mules. Basta até serem simples conhecidos de indivíduos envolvidos na rede. O requisito para as mulas passa por terem uma conta bancária no mesmo banco que a vítima, pois deste modo o processo pode ser realizado em dois dias, ou até mesmo um dia.