Depois de oito dias de programação, o 8 ½ Festa do Cinema Italiano encerra a sua sexta edição com o filme La migliore offerta, de Giuseppe Tornatore, hoje às 21h30 no Cinema São Jorge. A festa continua no Teatro do Bairro a partir das 00h00 com o concerto dos Calibro 35, um projeto que revisita bandas sonoras dos filmes policiais dos anos 60 e 70, que junta funk, jazz, rock, groove, seguindo-se a atuação do Dj Makosa.

Tornatore coloca uma controversa questão em La migliore offerta: onde reside o limite ente o autêntico e o falso? A longa-metragem conta a história de Virgili Oldman, um famoso leiloeiro e grande colecionador de arte, obcecado com mulheres que só pode possuir em retratos. O filme conta no elenco com nomes como Geoffrey Rush e Jim Sturgess.

No início da sessão de encerramento será atribuído o Prémio Oficial Rottapharm Madaus – atribuído pelo júri do 8 ½, constituído pelo realizador Bruno de Almeida, o programador cultural e diretor artístico Giacomo Scalisi, o ator Marcello Urgeghe e o crítico de cinema João Lopes – e o Prémio do Público.

8 ½ Festa do Cinema Italiano segue, em abril, para Coimbra de 2 a 5, para o Porto de 4 a 7, para o Funchal de 11 a 14 e Loulé de 19 a 21. Em junho, a Festa viaja até Luanda de 6 a 9.

Inês Moreira Santos