A Life-Tech traz, nesta terceira edição, informações sobre as mais recentes inovações tecnológicas expostas no mercado. Sempre que se criou ou aprimorou uma nova tecnologia, alguém pronunciou o fim do mundo em geral ou da Humanidade em particular, pelos efeitos assoladores que estes aparelhos tecnológicos poderiam conferir, numa sociedade cada vez mais contemporânea. Mas, negativismos à parte, ficamos muito mais bem servidos com as novas tecnologias do que sem elas. Exemplo disso é a promissora invenção (da Samsung ou da LG) que já está a dar que falar: a Smart TV, uma nova geração de televisões.

Tech-Long

Existe, agora, um aparelho revolucionário que integra todas as inovações e experiências de interação no mercado, sem ser necessário colocar de parte as televisões que temos em casa. Este novo produto tecnológico permite integrar todas as potencialidades da Internet e fornecer, ao potencial consumidor, conteúdos que apenas poderia aceder através de um computador: é a Smart TV.

O principal objetivo deste aparelho é relacionar, cada vez mais, as pessoas com os programas, os conteúdos, as fotografias, os vídeos ou as marcas que passam na televisão, mas de uma forma mais interativa. Esta «smart tecnologia» pretende ainda oferecer uma série de serviços disponíveis que as televisões normais não oferecem: navegações na Internet, aplicativos, jogos e, mais importante, Internet Protocol Television (IPTV), o sistema que permite fazer stream de vídeos da Internet para a televisão. Para além destas vantagens, é possível veres os teus filmes ou séries favoritas online e melhor que tudo: sem teres de fazer download.

Para conseguires aceder a todos os recursos da Smart TV, basta ter ligação à Internet, que poderá ser feita de duas formas. Primeiro, por ligação com cabo de rede de formato RJ45 (igual aos dos computadores), que permite uma ligação direta entre as duas. Uma segunda opção, ainda melhor, mas não disponível em todos os modelos televisivos, o Dongle: isto é, um aparelho parecido a uma Pendrive, que garante a conexão a uma rede sem fios. Para que este último aparelho funcione corretamente basta que esteja conectado, assim, a uma porta USB do próprio televisor. Caso escolhas esta última opção, deves ter o cuidado de verificar se a marca da Smart TV que estás a comprar tem este tipo de funcionalidades.

Assim, com exceção de algumas funções de criação de conteúdo (como a elaboração de textos e e-mails), uma Smart TV assemelhasse muito a um computador. Algumas das TV’s (como as da Samsung) já vêm com o suporte Flash, o que permite uma experiência ainda mais completa quando visualizamos páginas pela tradicional televisão. As maiores semelhanças a um smartphone são visíveis nos aplicativos, onde podes baixá-los diretamente da TV e incorporar múltiplas funcionalidades, como é o caso do SkypeTwitter ou Facebook. Uma função que agrega ainda mais valor ao aparelho é o acesso aos chamados Video-on-Demand, onde podes aceder a canais específicos como os de desporto, música, filmes e assistir a conteúdos exclusivos, transmitidos em direto da Internet.

tv-40-led-smart-tv-full-hd-40pfl6606-120hz-philips_iz47xvzixpz1xfz78034651-47-3xim

Desta forma, todas as Smart TV’s possuem uma página inicial que permite o acesso a diferentes funções, e também o link para a loja exclusiva da marca. Até ao momento, quase todos os aplicativos disponíveis para as Smart TV’s são gratuitos, mas os fabricantes estão à espera que o uso desta nova tecnologia se expanda para disponibilizarem outros aplicativos que já serão pagos e que já são um sucesso entre os mais variados smartphones.

Apesar de algumas marcas já apresentarem uma conexão a um pequeno teclado sem fios (para elaboração de textos, principalmente nos aplicativos das redes sociais) a grande novidade é mesmo o controle remoto Magic Motion, lançado pela LG. Com sensor de movimento, o Magic Motion funciona como um controle da Nintendo, que dispõe de um cursor para conseguires apontar para a aplicação que desejas aceder. No caso da Samsung os modelos da Smart TV permitem, ainda, controlar a televisão e os recursos a que queremos aceder, através de comandos de voz e reconhecimento de gestos.

081

Podes consultar as Smart TV’s da Samsung e da LG aqui: Smart TV – Samsung e Smart TV – LG.

Tech-Short

O iMediaShare

Esta é uma aplicação que possibilita a apresentação de conteúdos multimédia diretamente na televisão, através de um dispositivo móvel, tanto para sistemas operativos Android como para iOS. É oferecida a possibilidade de visualizar os conteúdos do telemóvel num ecrã maior, sem existir a necessidade de se utilizar qualquer tipo de cabos. Esta aplicação é bastante simples. Em primeiro lugar, são disponibilizados um conjunto de canais online, serviços e acesso a dispositivos da rede local. Após a escolha dos canais, deves identificar para que dispositivo pretendes enviar o conteúdo (normalmente, é neste passo que escolhes a televisão como dispositivo de visualização). E já está, o teu dispositivo móvel é, assim, transformado num autêntico controlo remoto.

iMediaShare

O teclado minimalista – Minnum

Se há algo mais frustrante quando estamos a utilizar um smartphone ou um tablet é quando precisamos de escrever algo e o teclado touchscreen surge no ecrã e tapa grande parte da área que queremos ver enquanto estamos a escrever. O Minuum é apenas mais um teclado virtual que surge no mercado, mas que pretende resolver este problema.

O conceito que lhe deu origem é simples: pegar num teclado Qwerty e comprimi-lo de forma a que ficasse numa única linha. No entanto, escrever numa única linha, com as teclas muito próximas, é uma tarefa quase impossível, portanto este teclado conta também com um sistema de correção automática que permite reconhecer a palavra que queremos escrever, baseada na proximidade dos toques que dermos.Se o conceito te atrair podes espreitar o vídeo aqui: The Minuum Keyboard Project ou podes consultou o Indiegogo onde o aparelho tecnológico já está à venda.

Minuum

Adobe apresenta o Photoshop Touch para telemóveis

A Adobe disponibilizou a nova versão do Adobe Photoshop Touch, otimizada para iPhone, iPod touch e smartphones Android. Inspirada na versão de grande sucesso Photoshop Touch para tablet, esta app traz as principais funcionalidades da versão desktop do software Photoshop para os dispositivos móveis e oferece funcionalidades e gestos baseados em toques intuitivos similares.

Adobe-Photoshop-Touch-01