A atriz Tilda Swinton surpreendeu os visitantes do Museum of Modern Art (MoMA), no dia 24, ao aparecer a dormir dentro de uma caixa de vidro. Com o nome The Maybe, a instalação que conta com a artista como o elemento principal vai aparecer de surpresa mais seis vezes durante este ano num outro local do museu de Nova Iorque.

Até os próprios funcionários foram apanhados de surpresa, diz o jornal Público. Swinton apareceu dentro de uma caixa de vidro, a dormir em cima de um colchão, vestida e calçada. Esteve cerca de oito horas com os olhos fechados e dormiu profundamente, transmitindo ao público a intimidade do tempo utilizado para descansar.

Não foi a primeira vez que a atriz se apresentou em público para esta apresentação. The Maybe foi apresentada em 1995 na Serpentine Gallery, em Londres e alvo de grande controvérsia. Tilda Swinton, em colaboração com a artista Cornelia Parker, dormiu durante uma semana no museu e o mesmo aconteceu um ano depois no Museu Barracco, em Roma. De acordo com a Vogue UK, a instalação em Londres atraiu cerca de 22 mil visitantes e foi nomeada para um Turner Prize.

O museu não deu qualquer informação sobre as próximas aparições da atriz. A escolha do local do museu e o dia fica à escolha de Swinton. Segundo o Gothamist, a performance no MoMA demorou cerca de sete anos a ser realizada. Ao website, o curador Klaus Biesenbach afirmou que falou com a atriz sobre o The Maybe em 2005 e o desejo em trazê-lo ao próprio museu.

Mas não é a primeira vez que a recriação do sono e da intimidade aparece na arte contemporânea. Em 1963, Andy Wharol realizou um filme intitulado Sleep com cerca de cinco horas e vinte e minutos. Para experimentar novas técnicas como realizador, Wharol gravou o amigo John Giorno a dormir. Mais recentemente Lady Gaga apresentou no Museu Guggenheim, em Nova Iorque, uma performance ao vivo para lançar o primeiro perfume. A dormir dentro de uma cápsula, com forma do seu perfume, as pessoas tocavam numa das mãos da cantora durante algumas horas, como podes ver na imagem abaixo.

Na semana passada, Tilda Swinton apareceu também nos meios de comunicação social por apresentar a exposição David Bowie is no Museu Victoria & Albert, em Londres. A atriz é também protagonista no último teledisco de Bowie, The Stars Are Out Tonight.

Podes ver mais abaixo, um vídeo do The Maybe gravado no MoMA: