IMG_7010

Segundo dia do Portugal Fashion iluminou a Alfândega do Porto

No seu segundo dia, o 32.º Portugal Fashion Vibe iniciou uma segunda etapa, agora na Alfândega do Porto, onde continuará até ao final desta edição. Na primeira noite em terras do norte, o evento apresentou uma tripla de artistas que suscitou entusiasmos diferentes no público.

A noite arrancou com um atraso de quase uma hora face ao programado. Jornalistas nacionais e internacionais, convidados e público em geral entraram de forma lenta e tranquila na Sala Poente do edifício da Alfândega. Já passava das 21h quando começou o desfile de Katty Xiomara, que abriu a noite com uma coleção feminina fresca e leve, que procurou dar um olhar único às novas formas de arte urbana. A artista teve no azulejo português uma forte inspiração, que aplicou a um street art.

Katy Xiomara recorreu a cortes simples, formas geométricas e a alguma simetria. O azul e o preto foram as cores fortes deste desfile, frequentemente a entrelaçarem-se de forma contrastante. As cores de base passaram pelo falso branco, pelo preto e pelo cinza glaciar, além de um laranja queimado que procurou harmonizar o conjunto. Foi, dos três desfiles, aquele que suscitou mais aplausos da plateia.

IMG_6708

Seguiu-se um momento de interregno, com a equipa de staff a reorganizar a sala para o desfile seguinte, agora de Júlio Torcato. O artista apresentou uma coleção com o nome Porto inspirada num importante elemento da paisagem desta cidade: as varandas de ferro forjado sobre o rio Douro. Júlio Torcato procurou conciliar uma inspiração clássica e um sentimento contemporâneo.

O estilista recorreu a uma gama de cores com tons sóbrios, que oscilaram entre o castanho-escuro, cinza, bordeaux e azul-escuro, contrastados com tons mais vivos, como o amarelo ocre, vermelho, azul pato e violeta. O desfile foi ainda acompanhado por uma performance musical no centro da sala.

IMG_7151

Momento para uma nova pausa, e desta vez as movimentações na sala foram ainda maiores, com a inclusão de um conjunto de fileiras com mais lugares sentados ao longo da zona central da sala, que até à altura estava vazia. Já passava das 23h quando chegou a hora de Anabela Baldaque lançar o último desfile da noite, intitulado …e fez-se luz….. A artista procurou destacar uma mulher com um perfil descontraído e sedutor, mas com vertentes pop, trendy e urbanas.

As propostas de Anabela Baldaque mostraram uma contraposição entre lisos integrais com xadrez e quadriculado, numa inspiração da atmosfera das décadas de 60 e 70 do século passado. As cores dominantes foram o bordeaux, o azul tiffany e o cinza, e que conviveram com rosas pardos, castanhos, azul-escuro, verde água, tijolo e branco.

IMG_7592

Vê no nosso Facebook os álbuns completos dos desfiles:
Katy Xiomara | Júlio Torcato | Anabela Baldaque


Texto por Gonçalo Marques
Fotografias por Gonçalo Loureiro

Mais Artigos
secret story Confessionário Teresa Guilherme
Teresa Guilherme de regresso à televisão em ‘I Love Portugal’