IMG_8309

Espaço BLOOM em Lisboa: o brilho dos novos artistas na Moda

Se a intenção era provocar “a sensação de vibração que a moda quase sempre provoca” nesta nova edição do Portugal Fashion, então o objetivo foi satisfeito. O certame teve início ontem, em Lisboa, com a apresentação das coleções dos designers do BLOOM, e com os desfiles da dupla Alves/Gonçalves e de Fátima Lopes. A Alfândega do Porto é a passerela escolhida para os restantes dias do Portugal Fashion, que termina no dia 24. O Espalha-Factos apresenta-te uma visão aprofundada do espaço dedicado aos novos designers portugueses.

Das três edições do BLOOM em Lisboa, esta foi, certamente a melhor. O espaço escolhido para a apresentação das colções dos jovens criadores foram os galantes e decadentes salões do antigo Palácio Pombal, no coração do Bairro Alto, onde hoje se encontra situado o Carpe Diem.

IMG_7307

As primeiras coleções a desfilar foram as de Susana Bettencourt e Hugo Costa. Susana apresentou uma coleção inspirada no processo de oxidação do metal, retirando desta premissa não só a paleta cromática como os padrões e estampagens das peças de vestuário. Priviligiando a malharia, investiu em silhuetas com caimento flúido, cores contrastantes e arriscados contrastes de padrões, elementos que criaram uma imagem forte para uma mulher independente e urbana.

Hugo Costa reflectiu sobre a interseção entre a cidade e a natureza. Forest é uma coleção de streetwear, minimalista, de onde sobressaem as texturas, os brilhos e as cores em bloco, de forma a transportar o público para a reflexão que inspirou o designer. As silhuetas são estruturadas, com particular enfoque nos ombros, enquanto as calças têm um caimento indefinido.

IMG_7077

Na hora de pausa que se seguiu, apesar da azáfama, nos bastidores reinava a descontração. Miguel Flor, o organizador e mentor do BLOOM, dava indicações constantes aos manequins, pedindo-lhes que abrandassem ou acelerassem o ritmo de desfile, e insistia com a equipa de cabelos e make-up para que se despachasse. Nos vestiários improvisados, os dressers vestiam as manequins, que já se iam aglomerando em fila à porta.

O desfile seguinte foi o de Andreia Lexim. As geometrias no espaço são umas das bases da colecção, em particular o trabalho de Richard Serra, conhecido pelas instalações arquitetónicas em exteriores ou interiores. A geometria influencia nitidamente a modelagem das peças e, uma vez mais, o desgaste dos objetos e das cores volta a ser tema de inspiração para a estamparia e algumas texturas mais rústicas.

IMG_7338

Sucede-se Estelita Mendonça, o vencedor da última edição dos Portugal Fashion Awards, na categoria de Novo Talento. A noção de que somos um habitat em constante movimento norteou esta colecção de vestuário masculino do designer, na qual os clássicos do sportswear foram intensamente reinterpretados. Da ideia de criar um invólucro de protecção, partiram parkas, hoodies, sweaters de malha e outras peças funcionais, com diversas referências à camisaria. Para rematar a colecção, Estelita criou uma série de abrigos em cobertor de papa, um produto têxtil português em extinção, do qual sobressaem a noção de conforto e a textura rústica do pêlo cardado.

IMG_7539

Por fim, Daniela Barros apresentou Vada, uma colecção que salienta os cortes assimétricos, a desconstrução e a justaposição de materiais ambíguos. Profundamente inspirada na necessidade de protecção, o vestuário com claras influências do urbanwear, surge como um amuleto contra qualquer perturbação sensorial no nosso inconsciente. O intenso trabalho de modelagem é um dos pontos a ser destacados nesta apresentação.

Mais uma vez, o Espaço BLOOM afirma-se como a principal plataforma para a apresentação dos jovens designers portugueses. Para o sucesso desta primeira parte do segundo maior evento de moda nacional, contribuiram não só a impecável selecção de designers e o trabalho que trouxeram na bagagem, como a própria escolha do espaço. Pressentiu-se plenamente a vibração de sangue jovem.

 

Vê as galerias de fotografias completas dos desfiles aqui

Susana Bettencourt / Hugo Costa  | Andreia Lexim, Estelita Mendonça e Daniela Barros |

Alves / Gonçalves |  Fátima Lopes |

 

Texto por Tiago Loureiro e David Pimenta

Fotografias por Rita Sousa Vieira

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
‘A Vida lá Fora’. A estreia de Marco Horácio na TVI chega este domingo