Bem vindo ao Slide to Read, onde podes encontrar as melhores apps e dicas para aproveitar o máximo do teu smartphone ou tablet, e para pôr os gadgets ao teu serviço. Com as férias da Páscoa e o início dos preparativos para as tuas férias de verão, esta edição do S2Rtraz-te as apps essenciais para uma viagem de amigos, seja um inter-rail pela Europa ou um fim‑de‑semana em Barcelona, desde aquela reunião de grupo para marcar os voos com dois meses de antecedência até ao momento de desespero em que já chegaste ao destino e te apercebes que as reservas do hotel foram feitas para o mês que vem e vocês não têm onde dormir. Portanto, quer sejas o eterno sonhador pleno em wanderlust ou apenas queiras planear a próxima epopeia internacional com o teu grupo de amigos, encontras abaixo uma selecção dos serviços digitais mais úteis para o teu projecto.

Como planear?

O primeiro passo para levar a cabo uma viagem é – naturalmente – decidir o destino. Para onde ir? Não há apps que decidam por ti (pensando melhor, provavelmente há), mas há apps que te ajudam a escolher o destino mais financeiramente em conta e que te ajudam a planear o teu itinerário:

SkyScanner(1) Sky Scanner

Esta app permite-te encontrar os melhores voos para todos os destinos – já que a empresa acompanha mais de 600 linhas aéreas e 670 000 voos – incluindo voos low-cost como Ryanair e EasyJet. Toda a informação é agregada por destinos, e permite-te comparar companhias aéreas, datas disponíveis e flutuações dos preços num único ecrã.

App grátis para iPhoneiPad e iPod TouchAndroid eWindows Phone.

Ideal para: evitar dezenas de separadores abertos onde te perdes em desespero, e sempre que renovas a página da Ryanair o resultado não só aumenta o preço como também a tua frustração.

 

 

(2) FlightTrack e (3) Flight+

Como o próprio nome indica, através da FlightTrack podes acompanhar em tempo real todos os voos em mais de 16 000 aeroportos no planeta, com informações desde a porta de embarque ao percurso aéreo do avião entre o ponto de partida e o destino. A versão paga (4,99€) inclui notificações push para atrasos ou cancelamentos de voos, mapas dos terminais dos aeroportos, pesquisa de voos alternativos caso percas o voo planeado, e outras funções.

App grátis para iPhoneiPad e iPod TouchAndroid eWindows Phone.

As funções da Flight+ não são muito diferentes das capacidades da SkyScanner ou da FlightTracker acima referidas. A presença da Flight+ nesta lista deve-se ao facto de incluir as funções das outras, incluindo as funções premium como as notificações e atraso e cancelamento de voo, por um menor preço. A melhor funcionalidade de todas é a integração automática com outra app desta lista: a TripIt.

App para iPhoneiPad e iPod Touch por 3.59€.

Ideais para: saberes ao vivo quanto tempo tens para o check-in, e se esse tempo te permite ainda passar pelo museu que os teus amigos quiseram evitar a viagem toda, ou dar um salto à loja de souvernirs que viste no outro dia – porque sabes que se chegas a casa sem um íman para o frigorífico ou um postal, vais querer ter perdido o voo.

(4) HostelWorld

Chegaste ao teu hostel. Carregas a mala escadas acima, entras – se fores como eu, procuras imediatamente a wifi grátis – e ao falar com o recepcionista, apercebes-te: houve um mal-entendido na marcação e não há camas para hoje. Onde vais ficar? O HostelWorld pode oferecer algumas sugestões, com 25 000 hostels em mais de 6000 cidades, cada um destes locais com reviews de mais de 3.5 milhões de utilizadores. A app inclui uma sobreposição de todos os estabelecimentos num mapa ao vivo, para num relance saberes onde podes pousar as malas.

App grátis para iPhoneiPad e iPod Touch Android.

Ideal para: encontrar um hostel confortável e perto do centro da cidade, depois de um dia a carregar malas que termina em dores de músculos que não sabias que tinhas.

TripIt(5) TripIt *

Nestas viagens levamos sempre uma capa de documentos, com bilhetes de avião, reservas de hotel, bilhetes para um espectáculo comprado antes da viagem, etc. Guardamos tudo no mesmo local, e chegado o momento, temos de procurar constrangidos pela informação certa: as horas de embarque do voo, o número de reserva do hotel, tudo perdido naquele latifúndio de papelada. A TripIt resolve o problema do modo mais simples: só precisas de reencaminhar os emails de confirmações com os bilhetes para plans@tripit.com e a app combina todas as informações num itinerário organizado que inclui dados adicionais como o clima, mapas e direcções de condução para todos os locais, tudo no teu telefone ou tablet.

App grátis para iPhoneiPad e iPod Touch e AndroidBlackBerry Windows Phone.

Ideal para: num local só encontrares todas as informações de itinerário que precisas, sem chafurdar em desespero nos papéis ao balcão do hotel enquanto o concierge te lança um olhar misto de desprezo e piedade.

 

Weather Channel(6) Weather Channel

Com tantos locais a visitar, e actividades tão diversas, adequar o plano do dia para o clima é uma boa decisão. Nos dias de chuva, os museus; nos dias amenos o cruzeiro rio acima; nos dias de sol, jardins, esplanadas e subir à Torre Eiffel. A app do popular website www.weather.com permite-te ver o clima para os próximos dez dias, bem como uma previsão individual das próximas 24 horas.

App grátis para iPhoneiPad e iPod Touch AndroidBlackBerry Windows Phone.

Ideal para: não dares por ti num parque natural quando começar uma tempestade, nem enfiado no Museu de História Natural no dia seguinte enquanto está uma tosta lá fora.

 

 

Onde ir?

Check-in feito, malas pousadas. O tempo está contado: onde vamos? Podes ter organizado bem a tua viagem em termos de alojamento e atracções, mas um itinerário diário torna-se mais fácil se já souberes, por exemplo, onde parar para uma refeição com qualidade garantida e preço baixo. As apps abaixo ajudam-te a encontrar os melhores locais:

(7) Time Out City Guides *

Encontras aqui guias – completamente grátis, é bom frisar — para 20 das maiores cidades do planeta, com informação detalhada sobre restaurantes, bares, museus e espectáculos. A Time Out, revista internacionalmente reconhecida e com edições específicas para Lisboa e Porto, tem uma excelente base de dados elaborada e completa que lhe permitiu produzir uma excelente app guia de viagens.

App grátis para iPhoneiPad e iPod Touch Android.

Ideal para: matar a fome num café histórico em Madrid ou matar a curiosidade no Museu do Homem na Coruña, que nos passariam ao lado.

AroundMe(8) AroundMe, (9) TripAdvisor e (10) FourSquare

Quer ainda estejas em tua casa (e mesmo não estando em viagem), quer estejas no conforto do hotel ou já no meio de uma cidade desconhecida, estas três aplicações serão úteis para encontrares recantos interessantes que passam ao lado do turista comum.

AroundMe e a TripAdvisor são duas apps com as suas semelhanças e diferenças: a primeira tem uma base de dados construída pelos autores da app, espartana e intuitiva, e a segunda recorre a uma biblioteca de locais avaliados pelos utilizadores do serviço (quer num telemóvel ou tablet, quer num computador). No entanto, ambas dispõem de uma função difícil de encontrar: realidade aumentada. Abrindo as apps, podes ver através do ecrã a rua onde estás, vista sobre a qual se sobrepõem informações relevantes, como nomes e avaliações dos restaurantes, direcções para um bar, café, hospital ou até o teu hotel.

 

 

FourSquareTal como as duas anteriores, o FourSquare usa o serviço GPS do teu dispositivo (atenção: o uso de GPS não exige net nem gasta dados, tal como um GPS de carro) e permite-te pesquisar todo o género de locais nas tuas redondezas. Basta que pesquises “sushi”, “hospital”, park”, “burger” ou o que te ocorrer, e a aplicação lista os resultados mais próximos. Podes inclusive pesquisar ainda em casa locais perto do hostel onde vais ficar na cidade de destino, e quando encontrares um local interessante podes guardá-lo numa lista “a visitar”. O FourSquare é antes de mais uma rede social, onde fazes “check-in” nos locais que visitas e partilhas nas outras redes sociais, ganhando pontos.

Todas as apps são grátis.

AroundMe disponível para iPhoneiPad e iPod TouchAndroid Windows Phone.

TripAdvisor disponível para iPhoneiPad e iPod TouchAndroid Windows Phone.

FourSquare disponível para iPhoneiPad e iPod TouchAndroid, Windows Phone e BlackBerry.

Ideal para: descobrir locais que não vêm nos guias, viver mais a cidade como um nativo, e quando voltares para casa fazer inveja aos teus amigos (“nós não vimos nada disso quando lá estivemos!”).

(10) City Maps 2Go *

Tu perdes-te facilmente? Eu perco-me. Mesmo muito facilmente. Quando viajamos não temos net no smartphone ou tablet o tempo todo, portanto não há mapas offline para ninguém… Pensavas tu. Com a City Maps 2Go Lite, podes descarregar os mapas de uma cidade inteira para o teu gadget e explorar sem gastar tráfego do pacote de net da tua operadora.

App grátis para iPhoneiPad e iPod Touch Android.

Ideal para: não te veres numa situação difícil a tentar pedir indicações em lituano ou a tentar ler um mapa complicadíssimo – que, em retrospectiva estava de pernas para o ar.

Saudades?

Estás longe, tens família preocupada, amigos curiosos, namorado/a com saudades. Quem tem wifi tem tudo:

WhatsApp(11) WhatsApp Messenger

Esta app existe para todas as plataformas móveis e através do acesso à net (wifi ou net móvel) permite-te mandar mensagens de texto, fotos, vídeos, clips de som e a tua localização para qualquer contacto da tua lista telefónica que também use o WhatsApp.

App para iPhone (79 cêntimos de taxa única)iPad e iPod Touch, AndroidBlackBerryNokia (grátis durante o primeiro ano; 99 cêntimos por ano).

Ideal para: garantires à tua mãe que não há baratas no quarto, à tua cara-metade que os habitantes locais são todos feios e aos teus amigos que eles estão a perder a paisagem da vida deles.

 

 

 

Skype(12) Viber e (13) Skype

O único defeito do WhatsApp é não fazer chamadas. Eis senão quando entram em cena o Viber e o Skype. Tanto uma como outra são aplicações deVoIP (voz sobre IP, ou chamadas pela net). A primeira app permite chamadas de voz entre telemóveis e tablets e a segunda é mais versátil: permite chamadas de voz ou de vídeo (se o teu gadget tiver câmara frontal) entre qualquer smartphone ou tablet entre qualquer computador que tenha o programa instalado.

Ambas as apps são grátis para todas as plataformas (iPhoneiPad e iPod TouchAndroid,Windows Phone, PC e Mac).

Ideal para: matar as saudades dos que nos fazem falta, quando uma mensagem de texto não chega.

 

 

Línguas, costumes e recursos

Num país novo, levantam-se desafios inesperados, como interpretar um menu num restaurante local, saber a taxa de câmbio de euros para outra moeda, atinar com o sistema de transportes da cidade, encontrar uma rede wifi grátis ou até sobreviver ao jet lag com uma boa noite de sono. O teu telemóvel tem solução para tudo.

(14) XE Currency *

Definindo a tua moeda nacional, esta app permite conversões para todas as unidades monetárias mesmo que não tenhas internet no momento, já que ela actualiza as taxas de câmbio quando está aberta e as guarda para quando não tiveres cobertura de dados.

App grátis para todas as plataformas e disponível para iPhoneiPad e iPod TouchAndroid Windows Phone.

Ideal para: saber quanto custa um café em zlotis, dracmas ou patacas, dependendo do teu destino.

MetrO(15) MetrO *

Numa cidade com um sistema de transportes complicadíssimo, a MetrO permite-te escolher entre mais de 370 cidades e descarregar os sistemas de transportes delas para uso offline. Quando precisares de ir do ponto A para o ponto B (ler com o sotaque correspondente à língua nativa) basta que abras a app, introduzas o nome de um ponto de referência perto do local de origem e perto do destino e o teugadget apresenta-te o caminho mais rápido e o caminho mais curto.

App grátis para iPhoneiPad e iPod TouchAndroid BlackBerry.

Ideal para: descobrires como vais do teu hostel ao pub na baixa através do metro de Londres – que tem mais de 400km de linhas, 270 paragens e festejou esta semana 150 anos de existência.

 

 

 

(16) Google Goggles/Translate

Uma das aplicações menos conhecidas da gigante da web é o Google Goggles. Esta app  que existe autonomamente para Android e integrada na Google search app para iPhoneiPad e iPod Touch – deixa-te apontar a câmara do telefone para qualquer objecto, edifício, etc e usa uma ligação à net para reconhecer o que vê, e dá-te informações sobre os objectos que identifica. A grande vantagem é a integração com outros serviços, como o Google Translate: basta apontares para texto noutra língua e ele tradu-lo (desde que o telefone esteja ligado a uma rede).

App grátis para iPhoneiPad e iPod TouchAndroid.

Ideal para: descobrir mais informação sobre um edifício histórico, traduzir uma tabela de preços, informações turísticas, um menu de restaurante, e evitar encomendar miolos de macaco no restaurante chinês por acidente.

Wi-Fi Finder(17) Wi-Fi Finder *

O nome diz tudo. Abres a app e ela apresenta-te um mapa das tuas redondezas com pinos à la Google Maps dos hotspots de internet grátis mais próximos, onde te podes dirigir para te ligar.

App grátis para iPhoneiPad e iPod TouchAndroid.

Ideal para: poderes utilizar todas as apps acima sem custos!

 

 

 

 

 

 

Sleep Cycle Alarm Clock(18) Sleep Cycle Alarm Clock

A última tem tanto uso em viagem como em casa. Quando te deitas, deixas o telefone pousado na cama, com a Sleep Cycle Alarm Clock aberta e com um alarme para a hora a que queres acordar. Através do acelerómetro ele sente os teus movimentos durante a noite e detecta os teus padrões de sono. Deste modo, o telefone acorda-te no momento certo – na fase de sono leve – até meia hora antes da hora programada. Falo por experiência própria, sentes-te de melhor humor do que se tivesses dormido aquela meia hora extra. O único senão é o consumo de bateria: o telefone tem de ficar ligado à corrente a noite inteira.

App grátis para iPhoneiPad (embora eu desaconselhe que a uses num tablet a não ser que durmas só tu numa cama de casal) e iPod TouchAndroid.

Ideal para: aproveitares ao máximo as horas de sono contadas, e não passares o dia inteiro com cara de almofada amarfanhada quando o que mais se faz em férias é tirar fotos. 

 

Nota/Conselho: as apps com asterisco após o nome são completamente funcionais offline. Se tens um plafond de internet da sua operadora e não queres usar net móvel no teu smartphone no estrangeiro, desactiva os dados móveis nas definições. Por outro lado, a tua operadora pode ter serviços de roaming que incluam internet e valham a pena. Vai a uma loja e pergunta!

Quais são as apps que já usaste ou usas mais quando viajas? Sobre que é que gostavas de lee no Slide to Read? Deixa sugestões ou partilha o teu conhecimento connosco para joao.td.espalhafactos@gmail.com ou nos comentários abaixo!