Foi ontem apresentado, em conferência de imprensa, o programa completo do IndieLisboa’13. Depois de terem sido anunciados os filmes de abertura e encerramento, assim como mais algumas novidades, os restantes filmes e atividades paralelas foram revelados.
Na Competição Internacional, de entre 11 longas-metragens, destaque para a presença de dois filmes portugueses: A Viagem de Tabatô, de João Viana, e Lacrau, de João Vladimiro, realizador que já marcou presença no festival. No que diz respeito às curtas-metragens em Competição Internacional contam-se mais de 40 filmes, alguns dos quais portugueses.
Nas curtas-metragens da Competição Nacional é onde encontramos nomes já conhecidos como André Gil Mata com O Coveiro, ou Fragmentos de uma Observação Participativa, da dupla Filipa Reis e João Miller Guerra. Na Competição Nacional encontramos ainda seis longas-metragens, o que a organização considera um bom indicador, tendo em conta os números de edições passadas.
A secção Observatório traz vários títulos aguardados, alguns em antestreia, como é o caso de No, que será o filme de abertura e Before Midnight, o filme de encerramento. É também nesta secção que está incluído Spring Breakers e Sinapupunan, o mais recente filme de Brillante Mendoza. Nas curtas-metragens, todo um elenco de nomes já conhecidos de outras edições como Ben Rivers com The Creation As We Saw It assim como a nova curta-metragem de Apichatpong Weerasthakul e ainda Two Russians in the Free World, de Erik Moskowitz e Amanda Trager, dupla que em 2010 venceu o prémio de melhor curta-metragem na Competição Internacional. Esta secção conta ainda com um foco especial em Ulrich Seidl, com a estreia da trilogia Paradies e ainda três outras obras do realizador, numa espécie de retrospetiva.
Before Midnght
Para além da secção Cinema Emergente, que permite descobrir novos realizadores e Pulsar do Mundo, dedicada ao documentário, há um novo espaço que pretende mostrar obras de jovens cineastas – a secção Novíssimos.
Na secção IndieMusic, destaque para o filme Peaches Does Herself, realizado pela artista canadiana Peaches que estará em Lisboa não só para a apresentação do filme mas também para um DJ Set. A Cinemateca Portuguesa acolhe algumas sessões da secção Director’s Cut, com destaque para Les Carabiniers, de Godard, e vários filmes de Peter Kubelka.
A partir de dia 4 de abril, será possível adquirir bilhetes e cadernetas em venda antecipada. Mais informações sobre o festival podem ser encontradas aqui.