YouTubePA180811

Músicos compram fãs virtuais nas redes sociais

Uma investigação levada à cabo pelo o Newsbeat, um programa de rádio da BBC, descobriu que alguns músicos compram fãs virtuais nas redes sociais: visualizações no YouTube, seguidores no Twitter e gostos no Facebook. O objectivo por detrás da compra é tornar as músicas populares e vê-las marcar presença nos charts musicais.

Chi Izundu e Declan Harvey, repórteres do Newsbeat, descobriram que 10 mil visualizações no YouTube custam apenas 30 libras (35 euros). Existe ainda a possibilidade de se comprar comentários com autenticação garantida, uma vez que são atribuídos aos utilizadores.

Uma rápida pesquisa pela internet permite concluir que tais empresas existem mesmo. No site iBuy YouTube Views é possível comprar “YouTube Views”, “Video Likes”, “Video Comments” e “Channel Subscribers”. Sob o slogan “Need a shortcut to get yorself known? ”, o site oferece ainda “Special Packages”.  O mais barato tem um valor de 49 dólares  (38 euros) e inclui 5 mil visualizações, mais 50 likes, comentários e subscritores.

Captura de ecrã 2013-03-19, às 18.46.18

A Next Big Sounds, empresa norte-americana que recolhe informações relativas à indústria musical e ao consumo online, afirma ter uma lista de possíveis artistas que compram fãs virtuais. A companhia planeia disponibilizar esta informação até ao fim deste ano com a publicação de um relatório, adianta a BBC.

Mais Artigos
Piruka
Spotify: Piruka tem a música portuguesa mais ouvida do ano