facebook-post-995x1024

Contas do Facebook correm risco diário de ataques informáticos

Mais de 600.000 perfis do Facebook correm diariamente o risco de ataques informáticos. Cerca de quatro por cento de todos os links partilhados na rede social criada por Marc Zuckerberg são considerados lixo eletrónico e um em cada 200 utilizadores são expostos, diariamente, a ataques de phishing, uma forma de obter dados pessoais.

A empresa russa de segurança informática Kaspersky Lab Iberia informou que o Facebook é alvo de furto. Cerca de sete senhas são roubadas por segundo, não esquecendo a prática malware, com base em ligações, fotos e vídeos que procuram introduzir o vírus cavalo de Troia para controlar computadores ou dispositivos móveis de forma remota.

«Recomenda-se alterar a senha de vez em quando e não usá-la para várias contas», afirmou Pedro García Villacañas, diretor técnico da Kaspersky Lab Iberia.

Pedro García alertou, também, para a popularidade das redes sociais e a crescente atração de ataques, relembrando que «tal como o uso do Facebook tem aumentado cada vez mais, também o interesse em obter benefícios fraudulentos através deste tipo de aplicações tem crescido».

O diretor técnico da Kaspersky Lab acrescentou ainda que «Os jovens têm mais experiência e uma maior sensibilização para estes problemas, enquanto os adultos são menos experientes e os mais vulneráveis».

A Kaspersky Lab elaborou, assim, um conjunto de recomendações para proteger as contas desta rede social, que vão desde o uso de termos que não podem ser encontrados em dicionários de senhas, ao método de navegação segura para evitar infiltrações através da rede wi-fi, até à aceitação de início de sessão, para certificar que é o próprio utilizador que faz a conexão e não um intruso.

Podes ver um breve tutorial com recomendações para protegeres o perfil do teu Facebook aqui: Kaspersky Lab – Recomendações.

Mais Artigos
Amor Amor bateu recorde de audiência.
‘Amor Amor’ bate recorde de audiências em horário nobre dominado pela SIC