O cartaz da Queima das Fitas 2013 foi apresentado esta tarde, no espaço do Museu Nacional Machado de Castro e contou com a presença de toda a Comissão Geral e respetivos secretários. O único nome para já confirmado foi Hardwell, que demorou até finalizar negociações com a organização da festa dos estudantes. 

Este ano, a grande aposta por parte da comitiva organizadora passa por reaproximar os estudantes à Queima das Fitas, que decorre de 3 a 10 de maio, através de uma participação mais ativa nas iniciativas programadas.

equipa

Manuel Chau, um dos comissários, sublinhou a importância de manter o modelo das Queimas anteriores com a presença de artistas de renome nacional e internacional. Apesar da crise que atravessa o país, algo que também afeta a organização deste evento, o estudante da Faculdade de Letras esclarece que todos estão “a tentar realizar o melhor cartaz possível”.

O responsável pela tesouraria, Sérgio Pereira, reconhece que “devido à crise, cada vez mais estudantes têm dificuldade em permanecer no Ensino Superior”. Assim, este ano, a comissão teve a preocupação de criar uma campanha inédita – a venda limitada de bilhetes gerais a 39 euros no mês de fevereiro – dando oportunidade para que todos os estudantes se envolvessem nas noites festivas.

O incremento do preço do bilhete geral deste ano, em dois euros, foi justificado por parte dos responsáveis com a subida da inflação e do IVA assim como do custo geral da Queima das Fitas. Para os organizadores, esta foi uma das soluções encontrada para “assegurar o financiamento”. Contudo, estão esperançosos que o preço não afaste público.

O mês de maio será recheado com atividades culturais, desportivas e tradicionais. Entre as várias iniciativas, consta o tradicional Baile de Gala, cujo tema desta edição será o Carnaval Veneziano.

Os artistas convidados permanecem, à excepção do internacionalmente conhecido DJ Hardwell, uma incógnita. Com o lema “Tempo de partida, Sorte em ter-te p’rá vida“, a Queima das Fitas 2013 apresentou ainda o seu cartaz. Na apresentação oficial à imprensa estiveram ainda a Estudantina Feminina, uma equipa de ginastas e o grupo de Fados da Associação Académica de Coimbra (AAC).

lema2

Artigo e Fotos: Patrícia Gouveia e Rita Mendes